A Secretaria Estadual do Turismo e Viagens iniciou estudos para a criação de dois novos distritos turísticos, o do Circuito das Águas e Flores e o Bragantino na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo da Secretaria Estadual na criação dessas áreas especiais, visa atrair investimentos privados para o segmento turístico e a geração de empregos e renda.
Atualmente, o Distrito Circuito das Águas envolverá nove municípios de: Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Já o Distrito Turístico Bragantino englobará cinco municípios: Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem.
Essas cidades formam um dos destinos mais procurados pelos turistas no Estado de São Paulo, chegando a receber 2,5 milhões de pessoas nas férias de julho, por exemplo.
Esses municípios foram classificados como estâncias e de Interesse Turístico (MITs). Na prática, cumprem os critérios definidos pela legislação em vigor que reconhece sua importância à economia do Estado e também sua vocação turística. A expectativa é que os estudos para a criação das novas áreas especiais sejam concluídos até o final de junho deste ano.
Atrações
O eventual Distrito do Circuito das Águas e Flores (Holambra) tem como potencial turístico a beleza natural, a arquitetura, parques, passeios, tanto destinados a famílias, aventuras como compras,
Durante o passeio, paradas para fotos em canteiros de flores, que constituem atrativos locais de Holambra que é o maior exportador de flores da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro.
Continua após a publicidade
Já o possível Distrito Turístico Bragantino apresenta como atrativos a gastronomia, fazendas, igrejas, cachoeiras e a represa dos Rios Jaguari e Jacareí, que formam o Sistema Cantareira, que abastece São Paulo. Um passeio de barco pela represa, por exemplo, proporciona um belo visual proporcionado pelo pôr do Sol.
Outros distritos
A criação de distritos turísticos é algo relativamente novo, possível a partir da lei 17.474, criada em junho de 2021. Dois novos distritos já foram criados no Estado, o de Olímpia e o Serra Azul, que também estão na macrorregião de Campinas.
O Distrito Serra Azul inclui as cidades de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo (que recebem 10 milhões de visitantes por ano) e engloba um complexo de parques temáticos e de centros de compras.
A criação dos distritos permite definir as prioridades turísticas para a região, atraindo investimentos nacionais e estrangeiros. No caso do Distrito Turístico Serra Azul, a previsão é atrair investimentos privados que somam R$ 1,8 bilhão nos próximos cinco anos, que devem gerar cerca de 7,5 mil empregos com a instalação de um clube de golfe, empreendimentos para esportes radicais e de aventura, um outlet, um autódromo, novos hotéis e ampliação de um centro hípico.