A Fifa deve anunciar ainda nesta semana o local e data para o Mundial de Clubes 2023 que terá a participação de Real Madrid e Flamengo. Conversas apontam para que a competição seja realizada em Marrocos, sendo disputada entre os dias 2 a 11 de fevereiro. A reunião que vai avaliar a proposta está marcada para esta sexta-feira (16/dez), em Doha, no Catar. Em 2013 e 2014 o Mundial de Clubes foi realizado no país, que é bem visto pela entidade sendo que o próprio Qatar é uma possibilidade.
Os países despontam como favoritos, segundo a Fifa, pela estrutura montada e também pelo desejo de sediarem grandes eventos esportivos nos últimos anos. O local não é o maior problema, e sim a data. Caso seja confirmada a realização entre os dias 2 e 11 de fevereiro, a Conmebol será obrigada a mudar a data da Recopa Sul-Americana entre Flamengo e Independiente Del Valle, que tem suas duas partidas marcadas para 8 e 15 de fevereiro.
A edição 2023 do Mundial será disputada no formato que já se tornou tradicional, com sete clubes, com os seis campeões continentais vigentes e mais um representante do país-sede, sendo que os representantes de América do Sul e Europa entram direto na semifinal. Continua após a publicidade
Os clube confirmados até o momento são; Real Madrid (Champions League) e Flamengo (Libertadores) que anunciou seu novo técnico, Seattle Sounders (Concachampions), Auckland City (campeão da Oceania) e Wydad Casablanca (Champions africana).
Como o Wydad Casablanca também é o atual campeão nacional em Marrocos e o regulamente prevê que o último campeão nacional do país garante vaga no Mundial, a outra vaga se abriria para o Al-Ahly, que foi vice-campeão da Champions africana.
O representante da Ásia não está definido, já que a final do torneio continental de clubes está marcada para os dias 29 de abril e 6 de maio. O japonês Urawa Red Diamonds está classificado para a decisão, mas seu oponente ainda não está decidido.