Home + Notícias Cidades do interior de SP oferecem experiências de praias de água doce...

Cidades do interior de SP oferecem experiências de praias de água doce longe do litoral

Cidades do interior de SP oferecem experiências de praias de água doce longe do litoral

Quando se pensa em viajar um dos primeiros destinos que pensamos é fazer uma viagem para a praia, pois apenas no litoral paulista existem quase 300 praias em diversas cidades em uma extensão de 620 km.

Mas, como o estado de São Paulo é muito rico em opções de turismo, estar na praia não significa necessariamente estar de frente para o mar.

O interior do estado tem hoje 74 municípios que oferecem “praias’ à beira de rios, com areia e tudo o mais para o visitante se sentir realmente em no litoral estando há muitos quilômetros dele.

As praias de água doce no interior oferecem estrutura em meio a belos cenários para se refrescar, com tranquilidade e natureza. São rios, lagos, represas, com uma salinidade próxima de zero.

Lago de Rifaina

praias em lagos no interior de são paulo
Vista do lago em Rifaina

Um desses destinos é a cidade de Rifaina, na região de Franca, o local é muito disputado por sua natureza, belas paisagens, boa gastronomia, muitas aves e as águas represadas pelo rio Grande na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Cidades como Arealva, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Pederneiras e Sabino oferecem uma boa estrutura para quem quer aproveitar as águas despoluídas do rio Tietê e ainda com opção de colocar o pé na areia.

Continua após a publicidade

Lago de Rosana

praias em lagos no interior de são paulo
Vista da praia de Rosana

Em outra ponta do estado, está Rosana, cidade mais distante da capital, se destaca justamente por tudo o que vem da água doce. A pesca, por exemplo, é beneficiada por dois rios que se encontram justamente naquela esquina: o Paranapanema que a separa do Paraná, e o Paraná, limítrofe com o Mato Grosso do Sul “na tríplice fronteira”. O local é ideal para a pesca de tucunarés, pintados, jaús e outros peixes.

Para quem não pesca, o balneário da cidade é lugar ideal para se divertir e que oferece toda a infraestrutura para seus visitantes além de quadras de areia, campo de futebol e playground. No local ainda existe a oferta de esportes náuticos como esqui, caiaque e mergulho nas águas claras do rio Paraná, onde, em sua proximidade, encontra-se uma embarcação submersa da década de 20, utilizada na Revolução Paulista dos Tenentes.

Lago de Paranapanema

praias em lagos no interior de são paulo
Vista do lago de Paranapanema

Com o mesmo nome do rio que a banha, Paranapanema, da região de Sorocaba, abrange um quinto da represa de Jurumirim “que é rodeada por dez municípios no centro-sul do estado”. Jurumirim vem do tupi e significa “foz pequena”. Tem cerca de 100 km de comprimento e, em alguns trechos, ultrapassa os três de largura. Destaques de Paranapanema: Praia dos Holandeses, Branca e Ilha do Sol.

Lago de Rubinéia

praias em lagos no interior de são paulo
Vista do lago de Rubinéia

Outra opção é aproveitar as águas doces é Rubinéia, margeada pelo rio Paraná, em outro entroncamento: divisa com o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os nomes das praias são sugestivos: do Sol, da Esmeralda e do Pedregulho Cor de Rosa.

Com uma forte vocação para o turismo náutico, é o destino ideal para esportes aquáticos e pesca esportiva. As praias contam com uma infraestrutura e a gastronomia à base de peixe que já virou marca registrada. Sobre as águas, um dos grandes atrativos da cidade é a Ponte Rodoferroviária que vai até Mato Grosso do Sul.