Home + Notícias Região de Campinas terá mais dois distritos turísticos com novos investimentos

Região de Campinas terá mais dois distritos turísticos com novos investimentos

Região de Campinas terá mais dois distritos turísticos com novos investimentos

Região de Campinas terá mais dois distritos turísticos com novos investimentosA Secretaria Estadual do Turismo e Viagens iniciou estudos para a criação de dois novos distritos turísticos, o do Circuito das Águas e Flores e o Bragantino na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo da Secretaria Estadual na criação dessas áreas especiais, visa atrair investimentos privados para o segmento turístico e a geração de empregos e renda.

Atualmente, o Distrito Circuito das Águas envolverá nove municípios de: Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Já o Distrito Turístico Bragantino englobará cinco municípios: Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem.

Essas cidades formam um dos destinos mais procurados pelos turistas no Estado de São Paulo, chegando a receber 2,5 milhões de pessoas nas férias de julho, por exemplo.

Esses municípios foram classificados como estâncias e de Interesse Turístico (MITs). Na prática, cumprem os critérios definidos pela legislação em vigor que reconhece sua importância à economia do Estado e também sua vocação turística. A expectativa é que os estudos para a criação das novas áreas especiais sejam concluídos até o final de junho deste ano.

Atrações
O eventual Distrito do Circuito das Águas e Flores (Holambra) tem como potencial turístico a beleza natural, a arquitetura, parques, passeios, tanto destinados a famílias, aventuras como compras,

Durante o passeio, paradas para fotos em canteiros de flores, que constituem atrativos locais de Holambra que é o maior exportador de flores da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro.

Continua após a publicidade


Já o possível Distrito Turístico Bragantino apresenta como atrativos a gastronomia, fazendas, igrejas, cachoeiras e a represa dos Rios Jaguari e Jacareí, que formam o Sistema Cantareira, que abastece São Paulo. Um passeio de barco pela represa, por exemplo, proporciona um belo visual proporcionado pelo pôr do Sol.

Outros distritos
A criação de distritos turísticos é algo relativamente novo, possível a partir da lei 17.474, criada em junho de 2021. Dois novos distritos já foram criados no Estado, o de Olímpia e o Serra Azul, que também estão na macrorregião de Campinas.

O Distrito Serra Azul inclui as cidades de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo (que recebem 10 milhões de visitantes por ano) e engloba um complexo de parques temáticos e de centros de compras.

A criação dos distritos permite definir as prioridades turísticas para a região, atraindo investimentos nacionais e estrangeiros. No caso do Distrito Turístico Serra Azul, a previsão é atrair investimentos privados que somam R$ 1,8 bilhão nos próximos cinco anos, que devem gerar cerca de 7,5 mil empregos com a instalação de um clube de golfe, empreendimentos para esportes radicais e de aventura, um outlet, um autódromo, novos hotéis e ampliação de um centro hípico.