Quando se pensa em viajar um dos primeiros destinos que pensamos é fazer uma viagem para a praia, pois apenas no litoral paulista existem quase 300 praias em diversas cidades em uma extensão de 620 km.
Mas, como o estado de São Paulo é muito rico em opções de turismo, estar na praia não significa necessariamente estar de frente para o mar.
O interior do estado tem hoje 74 municípios que oferecem “praias’ à beira de rios, com areia e tudo o mais para o visitante se sentir realmente em no litoral estando há muitos quilômetros dele.
As praias de água doce no interior oferecem estrutura em meio a belos cenários para se refrescar, com tranquilidade e natureza. São rios, lagos, represas, com uma salinidade próxima de zero.
Lago de Rifaina
Um desses destinos é a cidade de Rifaina, na região de Franca, o local é muito disputado por sua natureza, belas paisagens, boa gastronomia, muitas aves e as águas represadas pelo rio Grande na divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Cidades como Arealva, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Pederneiras e Sabino oferecem uma boa estrutura para quem quer aproveitar as águas despoluídas do rio Tietê e ainda com opção de colocar o pé na areia. Continua após a publicidade
Lago de Rosana
Em outra ponta do estado, está Rosana, cidade mais distante da capital, se destaca justamente por tudo o que vem da água doce. A pesca, por exemplo, é beneficiada por dois rios que se encontram justamente naquela esquina: o Paranapanema que a separa do Paraná, e o Paraná, limítrofe com o Mato Grosso do Sul “na tríplice fronteira”. O local é ideal para a pesca de tucunarés, pintados, jaús e outros peixes.
Para quem não pesca, o balneário da cidade é lugar ideal para se divertir e que oferece toda a infraestrutura para seus visitantes além de quadras de areia, campo de futebol e playground. No local ainda existe a oferta de esportes náuticos como esqui, caiaque e mergulho nas águas claras do rio Paraná, onde, em sua proximidade, encontra-se uma embarcação submersa da década de 20, utilizada na Revolução Paulista dos Tenentes.
Lago de Paranapanema
Com o mesmo nome do rio que a banha, Paranapanema, da região de Sorocaba, abrange um quinto da represa de Jurumirim “que é rodeada por dez municípios no centro-sul do estado”. Jurumirim vem do tupi e significa “foz pequena”. Tem cerca de 100 km de comprimento e, em alguns trechos, ultrapassa os três de largura. Destaques de Paranapanema: Praia dos Holandeses, Branca e Ilha do Sol.
Lago de Rubinéia
Outra opção é aproveitar as águas doces é Rubinéia, margeada pelo rio Paraná, em outro entroncamento: divisa com o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os nomes das praias são sugestivos: do Sol, da Esmeralda e do Pedregulho Cor de Rosa.
Com uma forte vocação para o turismo náutico, é o destino ideal para esportes aquáticos e pesca esportiva. As praias contam com uma infraestrutura e a gastronomia à base de peixe que já virou marca registrada. Sobre as águas, um dos grandes atrativos da cidade é a Ponte Rodoferroviária que vai até Mato Grosso do Sul.