Após o mundo receber a triste notícia da morte da Rainha Elizabeth 2ª em 08 de setembro, acontece nesta segunda-feira (19) o funeral de despedida da soberana, que faleceu aos 96 anos; nascida em 21 de abril de 1926, Bruton Street, Londres, Reino Unido.
A Rainha Elizabeth II governou como chefe de Estado durante 70 anos, tendo comemorado seu Jubileu de Platina em junho de 2022. No entanto, devido à sua idade avançada, a soberana iniciou em neste ano uma sutil transição de funções para seu filho e herdeiro do trono, o Príncipe de Gales, que agora é Rei Charles 3º, ele está com 73 anos.
A despedida / velório público
Continua após a publicidade
A Rainha Elizabeth II morreu no castelo de Balmoral, na Escócia. O caixão chegou em Edimburgo, na Escócia, em 11.set. Em 14 de setembro foi levado para Londres, na Inglaterra, para o Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia. Depois, o caixão da rainha foi levado de carruagem até o Palácio de Westminster, hoje sede do Parlamento britânico.
Membros da família real fizeram o trajeto a pé junto ao caixão. Estiveram no cortejo atrás do caixão o Rei Charles III e os outros três filhos de Elizabeth (Andrew, Anne e Edward). Os Príncipes William e Harry, filhos de Charles, também estiveram no cortejo atrás do caixão.
William, o mais velho dos filhos de Charles com a falecida Princesa Diana, é agora o primeiro na linha de sucessão e nomeado Príncipe de Gales, o último título antes da ascensão ao trono.
Uma multidão esperou na longa fila que chegou a mais de 24 horas de espera para a despedida de Elizabeth II no Westminster Hall, antes do funeral. Entre eles, o ex-jogador de futebol David Beckham que enfrentou a fila para ver o caixão da rainha.
O caixão da rainha está no Palácio de Westminster, em Londres e foi colocado sob uma peça de carvalho e chumbo e do manto real e, repousado acima do corpo, a Coroa Imperial do Estado, uma das joias mais valiosas da coleção da Coroa.
Serão ministradas duas cerimônias funerais nesta segunda-feira, 19/09: uma às 7h no horário de Brasília, para cerca de 2 mil convidados, e outra ao meio-dia, para 800 convidados (a família real, representantes dos países do Commonwealth e funcionários da rainha).
CRONOGRAMA DO FUNERAL DA RAINHA ELIZABETH 2ª:
Continua após a publicidade
• O velório público será encerrado às 06h30 do horário local (2:30 no horário de Brasília).
• 8h (4:00 em Brasília): Os convidados (entre eles líderes de estado de centenas de países) podem começar a entrar na Abadia de Westminster (no mesmo quarteirão do local onde o corpo está sendo velado)
10h:35 (6:35 em Brasília): Os carregadores levam o caixão que está no Westminster Hall até a carruagem.
10:44 (6:44 em Brasília): A carruagem da Marinha Real parte em uma procissão curta acompanhada por militares, até a Abadia de Westminster (foi lá que Elizabeth 2ª se casou com Philip em 1947 e foi coroada rainha em 1953).
10:52 (6:52 em Brasília): A carruagem chega à Abadia de Westminster, seguida a pé pelo Rei Charles 3º e outros membros da realeza.
11h (7:00 em Brasília): Início da cerimônia fúnebre, oficiada pelo deão de Westminster, David Hoyle, e com um sermão de Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana.
11h55 (7:55 em Brasília): Será tocada a melodia “Last Post” , um toque de corneta usado em funerais e cerimônias militares, seguido por dois minutos de silêncio.
Continua após a publicidade
12h (8:00 em Brasília): A cerimônia termina com o hino nacional e uma composição musical de luto.
12:15 (8h:15 em Brasília): O caixão de Elizabeth II será levado pelas ruas de Londres até o Arco de Wellington numa procissão de 45 minutos liderada pela polícia montada canadense.
13h (9:00 em Brasília): O caixão chega ao Wellington Arch e é levado para um carro fúnebre, até o o Castelo de Windsor, a cerca de 30 quilômetros de distância, a oeste de Londres.
15:06 (11:06 em Brasília): O carro fúnebre chega a cidade de Windsor.
15:40 (11:40 em Brasília): O rei e membros da família real se unem ao cortejo a pé no Castelo de Windsor.
16:00 (12:00 em Brasília): A cerimônia fúnebre começa na Capela de São Jorge com a presença da família real, líderes dos países da Commonwealth e funcionários do serviço da rainha. Após 45 minutos, o caixão é colocado no panteão real.
19:30 (15:30 em Brasília): O sepultamento da rainha Elizabeth II acontece em cerimônia privada na Capela de São Jorge, onde já estão os corpos de seu pai, o Rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret. Ao mesmo tempo, o caixão de seu marido, o Príncipe Philip, será enterrado no local.
O governo do Reino Unido declarou feriado nesta segunda-feira (19), dia do funeral da rainha Elizabeth II. Espera-se atrair um público maior do que o visto em outros grandes eventos da história britânica recente, incluindo o funeral da princesa Diana, em 1997, as Olimpíadas de Londres de 2012 e os casamentos reais.
Segurança
Londres se organizou para a maior operação policial da história do Reino Unido. São 10 mil agentes, além de ajuda das forças armadas britânicas para garantir a segurança de todos os líderes de estado que estarão no local.