O Brasil se tornou um grande “celeiro” de craques, mas não estamos falando do futebol e sim dos skatistas de renome global no universo skateboarding. Exemplo disso, são nomes como Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho) e Letícia Bufoni que representam o Brasil em diversos campeonatos, fazendo-se símbolos do esporte nacional, atraindo milhares de fãs e inspirando os skatistas mais novos, assim como ocorreu com Rayssa Leal, a skatista fenômeno mundial.
Abaixo veja alguns dos melhores skatistas brasileiros;
Sérgio Fortunato de Paula
Uma verdadeira lenda viva do esporte, Sérgio Fortunato de Paula (Sérgio Negão) de 58 anos foi um dos primeiros skatistas a chegar em campeonatos internacionais. Em 1979, no primeiro Campeonato de Prancha, Negão atingiu o terceiro lugar, mostrando para o mundo seu talento na prancha de rodinhas.
O grande destaque do skatista paulista é a modalidade de skate vertical, aquela modalidade em que são realizadas manobras em rampas. Não à toa, o skatista coleciona alguns títulos muito importantes ao longo de sua carreira como o de bicampeão no Campeonato de Bowl na Alemanha e um troféu que o consolidou como o melhor skatista dos anos 80.
Sandro Dias
O famoso Mineirinho, é um skatista brasileiro de 46 anos com muita experiência, sendo considerado como o legítimo rei do 540° em solo brasileiro. Com apenas 13 anos, Sandro Dias já subia aos pódios, conquistando o título de campeão brasileiro da modalidade street.
Continua após a publicidade
Depois de participar de um torneio profissional em 1989 na Alemanha, Mineirinho virou lendário colecionando diversos títulos para a sua carreira como o Slam City Jam e o Latin X Games, mas o ápice de sua carreira chegou com o título de bi-campeão em dos X-games em 2007.
Bob Burnquist
Outra lenda viva do skate é o carioca Bob Burnquist. Atualmente, o skatista de 44 anos é considerado o maior recordista de medalhas dos X-Games, com nada menos que 30 títulos conquistados. Burnquist conseguiu executar uma manobra a muito considerada impossível o 900°, visto ter sido feita pela primeira vez pelo lendário Tony Hawk em 1999. E foi assim que pela execução de manobras insanas e inéditas que Burnquist ficou conhecido.
Luan de Oliveira
Não tem como falar de skate nacional, sem falar do gaúcho Luan de Oliveira de 30 anos. Com sua técnica o skatista conquistou uma legião de admiradores e amantes do skate, sendo um dos maiores influenciadores do esporte na atualidade. Luan Oliveira foi o primeiro brasileiro a ganhar uma etapa do Street League e chegar ao ranking do overall liderado por Nyadja Huston. Em 2018, o skatista ganhou o BAT em uma disputa contra Chris Joslin.
Continua após a publicidade
Letícia Bufoni
A paulista Letícia Bufoni de 28 anos entrou para as pistas de skate com apenas 9 anos de idade. Mas, sua ascenção começou mesmo quando a skstista foi estudar na Califórnia, deslanchando na modalidade street, a qual ela participa algumas vezes atá na categoria masculina, diante de sua performance. Letícia foi a primeira brasileira a ganhar a primeira etapa do Street League Feminino. Nos X-games de 2019 em Shanghai, a brasileira conquistou o primeiro lugar na categoria street.
Lerícia foi referenciada pela revista Forbes na lista Under 30, como uma das mulheres mais poderosas do universo esportivo, se tronando ainda personagem do game Tony Hawk’s Pro Skater 5.