Faltando cerca de seis meses para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o Comitê Organizador atualizou o calendário oficial de eventos que ocorrerão entre os dias 26 de julho a 11 de agosto. “Vamos abrir os Jogos para todos”, é o lema da edição do Jogos de Paris”.
Durante os 19 dias de competição serão 329 eventos esportivos. A cerimônia de abertura será no dia 26 de julho, mas dois dias antes já começam as disputas de futebol, handebol, rugby e tiro com arco. A partir do dia 27 de julho ocorrerão as disputas por medalhas no ciclismo (contrarrelógio feminino e masculino), judô, esgrima, saltos ornamentais, rugby sevens, tiro, natação e skate.
De acordo com o calendário, a final do skate street masculino será no próprio dia 27 de julho e a do feminino no dia seguinte. Nos Jogos de Tóquio, os brasileiros Kelvin Hoefler e Rayssa Leal conquistaram uma medalha de prata cada um no street. Já a disputa do pódio no estilo park terá início em 7 de agosto.
Continua após a publicidade
O torneio de surfe, cujo primeiro campeão foi Ítalo Ferreira em Tóquio, está previsto para o período de 28 de julho a 7 de agosto. As regatas da vela ocorrerão no mesmo período, em Teahupoo, na Polinésia Francesa, a 15 mil quilômetros de Paris. As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze (ouro duas vezes, na Rio 2016 e em Tóquio 2020) devem ir em busca do tricampeonato.
…
Já as disputas do atletismo, serão de 1º a 11 de agosto, no Stade de France e nas ruas da capital francesa. A disputa da final dos 400 metros com barreiras está prevista para o dia 9 de agosto e deve contar com a presença de Alison dos Santos (Piu), bronze nos Jogos de Tóquio, e ouro no Mundial de Atletismo em Eugene, no estado do Oregon (Estados Unidos) neste mês.
Tantos as disputas de atletismo como da natação (27 de julho a 4 de agosto) ocorrerão a partir das 20h30. As provas de maratona aquática, cujo ouro nos 10 km em Tóquio foi da baiana Ana Marcela Cunha, serão disputadas no Rio Sena, que corta Paris nos dias 30 a 31 de julho.
As provas individuais da Ginástica Artística começam em 1º de agosto. É grande a expectativa por mais uma participação da brasileira Rebeca Andrade: a ginasta voltou da última edição em Tóquio com uma prata (individual geral) e um ouro (salto). As finais (feminina e masculina) por aparelhos ocorrerão de 3 a 5 de agosto.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020) disputado em 2021 em virtude da pandemia, o Brasil conquistou 21 medalhas sendo 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes.