Francesco Bagnaia é o campeão da temporada 2022 da MotoGP, o piloto italiano conquistou o título durante a prova do GP de Valência no domingo (6-nov) e com isso, o primeiro título da Ducati na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade, e se tornou o primeiro italiano a ser campeão desde seu mentor Valentino Rossi em 2009.
Bagnaia chegou em nono após um GP com muitas quedas, que teve como vencedor o espanhol Álex Rins da Suzuki. O piloto garantiu sua quinta vitória na MotoGP e segunda no ano na última participação da marca na MotoGP. O pódio foi composto por Brad Binder em segundo e Jorge Martín, em terceiro.
Fabio Quartararo era o único que podia tirar de Bagnaia o título de 2022 da MotoGP. Ele tentou, porém ele foi limitado pelo equipamento, apesar de chegar a apenas 1s9 da briga pela vitória. Ele se recuperou depois de um duelo intenso com Bagnaia no início da prova, que acabou tirando uma das asas da Ducati do italiano (que após isso caiu de rendimento).
O multicampeoão Marc Márquez saiu de segundo e estava no top 4 da prova até cometer um erro no fim da prova. O piloto caiu no meio da prova e confirmou o primeiro ano sem vitórias da Honda desde 1982.