Home Esportes Fórmula 2- 2022: Brasileiro é o primeiro campeão da história

Fórmula 2- 2022: Brasileiro é o primeiro campeão da história

Felipe Drugovich é campeão da Fórmula 2 2022

Felipe Drugovich é campeão da Fórmula 2 2022O jovem piloto Felipe Drugovich é o novo campeão de Fórmula 2 na temporada 2022 (principal categoria de acesso à F1), o piloto brasileiro de apenas 22 anos, garantiu o campeonato neste sábado (10-set) de maneira antecipada na corrida sprint da 13ª etapa da temporada, disputada no Autódromo Nacional de Monza, pelo Grande Prêmio da Itália

Drugovich superou o vice-líder Théo Pourchaire, da Art Grand Prix, com 164 (que não pode mais alcançá-lo), apesar de ter deixado a corrida ainda na primeira volta, após sofrer contato com Amaury Cordeel na largada, Drugovich acompanhou a derrocada de Pourchaire no drama do Pit Lane.

É incrível. Não tenho palavras para isso. Quando você começa a pilotar desde novo, sonha com a F1, mas vê o quão difícil é ganhar um título da F2. Isso se tornou um sonho pra mim, e esse sonho se tornou realidade. Estou profundamente feliz pela oportunidade” disse Drugovich.

O último campeão em bases semelhantes, foi Bruno Junqueira em 2000, quando a categoria ainda se chamava Fórmula 3000 Internacional. Desde que foi renomeado primeiramente para GP2 Series (2005 a 2016), e atualizada para Fórmula 2, em 2017, nenhum competidor brasileiro havia vencido. Portanto, Felipe Drugovich é o primeiro brasileiro campeão na história.

Continua após a publicidade


Campanha de Drugovich na F2
Drugovich assumiu a liderança da F2 logo na segunda etapa do ano, com um pódio na corrida 1 e a vitória na corrida 2 na Arábia Saudita. Na Emilia-Romagna, Theo Pourchaire deu o troco e tomou a ponta do campeonato.

O divisor de águas foi mesmo a etapa de Barcelona, em que o brasileiro venceu não só uma, mas as duas corridas do fim de semana – e logo antes do seu aniversário! Ali começou a construção de uma vantagem de quase 50 pontos sobre Pourchaire.

Reagindo à crescida de Pourchaire antes das férias, Drugovich voltou à atividade na etapa da Bélgica com um pódio. Em Zandvoort, na Holanda, o paranaense venceu a corrida 2 e viu o rival marcar apenas um ponto, em décimo.