A World Skate, federação internacional vinculada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a retirada da chancela de Campeonato Mundial dos dois campeonatos (nas modalidades park e street) que irão acontecer no Rio de Janeiro entre os dias 2 a 16 de outubro. O órgão alegou divergências financeiras apresentadas pelos realizadores do evento, para etapa Brasil.
As duas competições iriam pontuar como seletivas para as Olimpíadas de 2024, em Paris, na França, mas após um desentendimento entre a World Skate e a Plataforma STU e a parceira da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), os dois campeonatos perderam o status de pré-olímpico. Com isso, o evento irá mudar de nome e condição, mas o local permanece o mesmo, Rio de Janeiro.
O evento terá o seu nome alterado de “Skateboarding World Championships” para STU Open Rio e irá oferecer uma premiação recorde de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) dividida entre as categorias park e street skate internacionais.
A CBSK, entidade oficial filiada à World Skate no Brasil , em conjunto com a plataforma STU, promotora dos dois eventos, afirma que todas as condições negociadas e inseridas no memorando de entendimentos foram cumpridas pelas partes brasileiras, mas entretanto, a World Skate apresentou exigências que não estavam neste documento e que por fim não chegaram a um acordo conceitual e comercial.
A World Skate, disse que a decisão foi tomada por ter sido constatada a “incapacidade financeira para cumprir os termos e condições do Memorando de Entendimento firmado entre eles e os organizadores, e está trabalhando para buscar uma alternativa para realizar um campeonato mundial ainda este ano”.