Home Esportes Seleção feminina é ouro no Pan de Ginástica Artística

Seleção feminina é ouro no Pan de Ginástica Artística

Seleção feminina é ouro no Pan de Ginástica Artística

Seleção feminina é ouro no Pan de Ginástica ArtísticaPela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos, uma das grandes potências mundiais da modalidade, em uma prova por equipes e saiu com o ouro no Pan-Americano de Ginástica Artística disputado no Rio de Janeiro nos últimos dias.

Vale destacar que a seleção americana competiu com parte da equipe principal. O feito inédito coloca uma cereja no bolo da semana da equipe: na sexta-feira (15) as brasileiras já haviam obtido a melhor somatória entre todos os países nas disputas individuais e, consequentemente, garantido vaga no Mundial da modalidade, que será disputado em outubro, em Liverpool na Inglaterra. O Time Brasil também brilhou no masculino, ao conquistar a prata por equipes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

As grandes estrelas da equipe brasileira foram as mesmas responsáveis por três ouros e duas pratas para o Brasil na sexta: Flávia Saraiva e Rebeca Andrade. As duas foram acompanhadas por Carolyne Pedro, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Christal Bezerra (reserva). No total, o Brasil acumulou 162.999 pontos, contra 161.000 dos Estados Unidos, que ficaram com a prata, e 155.534 do Canadá, que conquistou o bronze.

Rebeca conseguiu a maior nota entre as ginastas do Brasil com sua performance no salto, que rendeu nota 14.500. Neste aparelho, Flávia Saraiva alcançou 14.300 e Carolyne Pedro, 13.300.

Continua após a publicidade


Nas barras assimétricas, Lorrane foi acionada e cravou 13.100. Flavinha alcançou 13.600 e Rebeca 14.433. Já nas traves, o Brasil teve as três melhores notas entre todas as participantes: novamente Rebeca foi a primeira, com 14.133, seguida por Flávia (13.867) e Júlia Soares (13.467).

Por último, no solo, Rebeca ficou de fora. Flavinha conseguiu 13.633. Júlia obteve 12.867 e Carolyne 12.333.

Esta foi a segunda vez consecutiva que a seleção feminina saiu com o ouro por equipes no Pan. Porém, em 2021, quando a competição também foi disputada no Rio, os Estados Unidos não participaram, por já estarem classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Brasil é prata por esquipes masculinas
Na disputa que encerrou o Pan de ginástica artística, já na noite de domingo (17-jul), o Brasil conquistou a prata por equipes entre os homens. A seleção brasileira, formada por Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares e Lucas Bitencourt, somou 244.234 pontos, ficando atrás dos Estados Unidos (ouro com 245.698) e à frente do Canadá (bronze com 240.034).

Com este resultado, o Brasil fechou a competição com o melhor desempenho entre todos os países, com sete ouros e um total de 14 medalhas, além da classificação dos dois naipes para o Mundial de Liverpool.