Home + Notícias da Página Principal Planos de saúde passam a realizar teste para Covid-19 sem custo adicional...

Planos de saúde passam a realizar teste para Covid-19 sem custo adicional para conveniados

373

Planos de saúde passam a realizar teste para Covid-19 sem custo adicional para conveniadosAgora é oficial, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incluir, no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por todos os planos de saúde, os testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada no Diário Oficial da União e já está valendo para todo o Brasil e passa a ser obrigatórias por todos os planos de saúde.

O novo exame pode ser realizado a partir de um pedido médico do convênio ou particular, para pessoas que apresentarem sintomas de gripe ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Quem passou em consulta por meio de telemedicina também pode apresentar a receita ao laboratório.


Até então, o conveniado era obrigado a pagar do próprio bolso pelos exames de coronavírus que custam a partir de R$ 250,00.

Como ficam as novas regras?

Exames liberados
1) Os sorológicos, feitos por amostra de sangue
Pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM que detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

2) Os de material genético (RNA) ou “partes” (antígenos) do vírus (RT – PCR)
Existem os testes que usam sangue, soro ou plasma e os outros que precisam de amostras de secreções coletadas das vias respiratórias, como nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta)

Quem pode fazer o teste?
Todos clientes de planos de saúde nas categorias; ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência têm direito ao exame, mas quem define a necessidade é o médico.

O teste passa a ser obrigatório para pacientes que apresentem os seguintes sintomas:

1) De gripe:
Sensação febril ou febre, acompanhada de: Tosse, Dor de garganta, Coriza, Dificuldade respiratória

2) De Síndrome Respiratória Aguda Grave:
Desconforto respiratório, Dificuldade para respirar, Pressão persistente no tórax, Saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente, Coloração azulada dos lábios ou rosto.


Como deve ser o pedido médico?
– É obrigatório o pedido médico para realizar o exame pelo convênio ou de forma particular
– O pedido de exame pode ser feito por um médico da rede credenciada do convênio ou por um médico particular
– Médicos de qualquer especialidade podem fazer o pedido
– O documento precisa estar carimbado e assinado pelo médico e deve conter data

E para consultas feitas por a distância?
O exame da Covid-19 também pode ser solicitado em consultas de telemedicina. Há duas formas de isso ser feito, prioritariamente:

Neste caso o médico faz a receita física e encaminha ao paciente por Correios ou um terceiro. Outra opção é enviar a receita de forma virtual, com assinatura digital do médico (por certificado digital)
Em ambos os casos a receita pode ser apresentada ao laboratório.

Onde faço o exame?
Com o pedido médico em mãos, é preciso procurar o plano de saúde para saber qual laboratório está realizando o teste e quais as orientações
Alguns laboratórios fazem a coleta em casa, mas é necessário consultar caso a caso.