Home Destaques Vacinação contra gripe começa em todo o país por etapas

Vacinação contra gripe começa em todo o país por etapas

249
Vacinação contra gripe, Vacinação contra gripe começa em todo o país por etapas
Nesta primeira etapa serão priorizados idosos e trabalhadores da saúde

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (23-mar) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, serão priorizados idosos e trabalhadores da saúde. A partir do dia 16 de abril serão imunizados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. Por fim, a partir do dia 9 de maio, os grupos restantes passam a receber a vacina.

A meta é vacinar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país, cerca de 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas para todos os estados.


O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Apesar da vacinação não proteger contra o novo coronavírus acredita-se que a vacina irá facilitar o diagnóstico de Covid-19, já que, quando os pacientes chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que foram imunizados, as doenças contempladas na vacina da gripe serão descartadas.

Veja os detalhes do calendário
23 de março
Início da vacinação contra a gripe em todo o Brasil. Apenas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.

16 de abril
O público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma e outras).

09 de maio
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a ser imunizadas.

09 de maio
Neste dia (sábado), os postos de saúde e vários outros pontos oferecerão a vacina para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.


Mapa do coronavírus no Brasil
(situação até 22/03/2020)

Como o coronavírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas do novo coronavírus
Os sintomas da Covid-19 são semelhantes a de um resfriado ou a de qualquer outra virose respiratória e incluem tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, acompanhada de febre. Pessoas infectadas com o novo coronavírus tendem a apresentar quadros mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.

Veja mais informações sobre o coronavírus em coronavirus.saude.gov.br