Home + Notícias da Página Principal Coronavírus: Startup brasileira lança teste de farmácia para detectar a Covid-19

Coronavírus: Startup brasileira lança teste de farmácia para detectar a Covid-19

990
Coronavírus: Startup brasileira lança teste de farmácia para detectar a Covid-19
Teste online identifica a presença de anticorpos no sangue

Uma alternativa de teste para detectar a Covid-19 em breve estará disponível nas farmácias, isso foi o que garantiu Marcus Figueiredo, CEO e fundador da startup Hi Technologies. A empresa irá lançar, na segunda quinzena de abril, o exame de farmácia detectar o coronavírus em seu minilaboratório Hilab.

Com isso, a empresa espera entregar quantidade suficiente para a demanda que já se apresenta e que tem aumentado progressivamente, os testes serão enviados tanto a unidades de saúde, públicas e particulares, quanto a farmácias, para que sejam comprados pelo consumidor final.

Preço do teste de farmácia para detectar o coronavírus
O preço estimado para o consumidor final é salgado, serão cerca de R$ 130,00. Marcus diz que não tem como controlar o que é cobrado pelos distribuidores, mas que tem procurado aumentar a oferta e manter os custos o mais baixo possível para que qualquer interessado possa ter acesso ao teste.

O CEO da startup não revelou exatamente quantos testes serão produzidos por mês, mas informa que tem aumentado a produção continuamente para produzir milhões de testes e, assim, dar conta da demanda.

Mas, como o teste funciona?
O teste para a covid-19 será realizado da mesma maneira que outros exames do tipo, trata-se de um teste sorológico, ou seja, serve para identificar a presença de anticorpos no sangue sedo necessário apenas um furo na ponta do dedo, com uma quantidade mínima de sangue.

Depois do procedimento, a pessoa espera cerca de 25 minutos. Esse é o tempo necessário para o sangue reagir quimicamente, processo que é escaneado em uma espécie de “foto” e enviado por nuvem para um servidor da Hi Technologies.

Lá, a reação é analisada por uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa e é gerado um resultado prévio. Depois, profissionais do corpo clínico, formado por médicos, biomédicos, farmacêuticos, físicos e engenheiros, fazem a segunda e definitiva análise da reação. O resultado final fica disponível para a pessoa por SMS, e-mail ou pelo aplicativo da empresa.

Em qual farmácia encontro o teste?
A startup informa que a melhor forma de saber onde os testes estarão disponíveis é acompanhar as páginas da empresa nas redes sociais.