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Estudo comprova que “soneca” após o almoço pode ser um grande remédio; veja dicas para dormir melhor

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dormir-apos-almoçoUm estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos revela que uma hora de cochilo após o almoço pode ser um grande remédio para o cérebro. A famosa “sesta” traz diversos benefícios à saúde, incluindo mais clareza nos pensamentos, melhor desenvolvimento nas funções cognitivas do cérebro e aumento da memória.



A pesquisa, publicada na revista “Journal of the American Geriatrics Society”, avaliou quase 3 mil chineses com mais de 65 anos. Cerca de 60% deles tiravam um cochilo médio de 60 minutos. Para o estudo, os participantes respondiam a perguntas como: “que dia é hoje?” e “em qual estação do ano estamos?”. Além disso, tiveram de resolver equações simples de matemática, memorizar palavras e copiar desenhos geométricos.

>> Aqueles que cochilavam depois do almoço apresentaram resultados melhores em relação aos que não dormiam nada. No entanto, especialistas alertam que o sono é importante, desde que não exceda a um determinado tempo. O ideal é que se descanse no período de 30 a 60 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo a pessoa pode sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, com um resultado inverso.




Colchão e travesseiro certos

Uma pessoa passa, em média, um terço da vida dormindo. Por isso escolher o colchão e o travesseiro ideal é fundamental para a saúde. Se a pessoas acorda com dores musculares ou nas costas, talvez seja hora de trocar de colchão ou de travesseiro. Para que o sono seja satisfatório, é preciso que o corpo esteja em um ambiente confortável. E o tipo de cama varia de pessoa para pessoa. Pode-se procurar a ajuda de um especialista, no caso o médico Ortopedista para exames e avaliação para indicação de travesseiro e colchão.

Especialistas explicam que o fundamental é usar um travesseiro que mantenha a coluna alinhada ao tronco. A cabeça não pode ficar em uma posição levantada ou ‘pendurada’ para baixo. Tem que estar reto. O corpo tem que estar equilibrado senão não vai haver um repouso e aquela pessoa irá dormir com a coluna torta. Portanto a altura do travesseiro tem que compensar a altura entre o ombro e a cabeça. A mesma coisa é com as costas, nem para baixo ou para cima. A má postura durante o sono pode ser a causa de constantes dores nas costas e no pescoço, o que podem resultar em sérios problemas no futuro com desgaste da coluna, a famosa artrose.




Como dormir melhor

  • Coloque o travesseiro sob a cabeça, não sob os ombros;
  • Evite travesseiros com muito enchimento, eles não deixam a cabeça descansar em uma posição neutra;
  • Durma de lado, com os joelhos levemente dobrados e com um travesseiro entre seus joelhos. Essa é a melhor maneira de manter uma postura corporal adequada enquanto permanecer deitado. Evite torcer as pernas em direção ao tórax. Se tem que dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas;
  • Evite dormir de barriga para baixo, já que isso pode agravar as dores nas costas e no pescoço;
  • Muitos fabricantes de colchões promovem os de superfície extra-firme, mas pode ser que um colchão seja firme demais. Do mesmo modo, alguns colchões podem ser macios demais, especialmente os que possuem uma cobertura extra-macia de penas. Nenhuma das duas situações permite o repouso dos seus músculos, já que eles precisam trabalhar durante a noite toda para encontrar uma posição confortável e para manter a postura correta do corpo.

 

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