Home Saúde Começa em todo o Brasil a distribuição gratuita de droga capaz de...

Começa em todo o Brasil a distribuição gratuita de droga capaz de prevenir HIV

711

truvada-pilula-prevencao-hiv-aidsEm uma tentativa de reduzir o aumento de novos casos de HIV, o governo brasileiro começa a distribuir neste mês de dezembro às populações mais vulneráveis a droga Truvada, capaz de prevenir a infecção pelo vírus. O Brasil será o primeiro país da América Latina a adotar regularmente o uso do medicamento.

Parte do Programa de Profilaxia Pré-Exposição (Prep), ele será oferecido gratuitamente em 35 centros de saúde de 11 Estados brasileiros. São dez mil tratamentos preventivos disponíveis inicialmente. Estudo inédito, feito em parceria entre o Programa de Aids da ONU (Unaids) e o aplicativo de encontros gays Hornet, que revelou que pelo menos 27% dos entrevistados mantêm relações sem preservativos. Segundo o trabalho, 36% estariam dispostos a usar a Prep.



Neste primeiro momento, a Prep também será oferecida a outros grupos considerados mais vulneráveis, como profissionais do sexo, pessoas trans, usuários de drogas e aqueles que se relacionam sexualmente com parceiros soropositivos. Mas nem todas as pessoas desses grupos são candidatas à profilaxia. Por isso, os serviços de saúde farão uma triagem dos candidatos.

Entre 2006 e 2016, o total de casos de aids entre homens de 15 a 19 anos praticamente triplicou, chegando a 6,7 casos por 100 mil habitantes, segundo o Unaids. Entre homens de 20 a 24 anos, o número quase dobrou, alcançando 33,9 casos por 100 mil. Os jovens são menos propensos também a usar o preservativo. Entre os soropositivos dessa faixa, está a menor taxa de pessoas em tratamento: 34%, ante 14% na faixa acima dos 60 anos.

Os defensores da técnica dizem que a experiência brasileira será crucial para mostrar ao mundo os benefícios do investimento na prevenção. O uso do medicamento combinado foi aprovado em 2012 pelos Estados Unidos. “Comunidades inteiras estão usando a Prep com resultados muito claros na redução de risco”.

Eficácia de até 100%. Mais conhecido com o nome comercial de Truvada, o medicamento usado na prevenção da infecção pelo HIV consiste em uma combinação em dose fixa de duas drogas antirretrovirais usadas tradicionalmente no tratamento, tenofovir e emtricitabina. De acordo com o Instituto de Infectologia da Fiocruz, o porcentual de eficácia na prevenção pode chegar a 100% se for tomada corretamente, ou seja, na dose indicada de um comprimido por dia.