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Aprenda algumas dicas para acordar mais cedo sem sono e sofrimento

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Aprenda algumas dicas para acordar mais cedo sem sono e sofrimento, Aprenda algumas dicas para acordar mais cedo sem sono e sofrimentoSe você acha que seu dia não rende tanto quanto gostaria, uma coisa simples pode estar atrapalhando sua relação com o sono. Talvez você esteja acordando muito tarde e já atrasado para os compromissos, com isso você talvez fique sonolento em parte do dia.




Seja como for, todos nós temos uma parte do cérebro (o hipotálamo) que funciona como um relógio biológico natural: ali há células que secretam certos hormônios na hora de dormir (como a melatonina) e acordar (como a adrenalina).

O problema é que com o dia a dia mais agitado, muitas pessoas dormem e acordam em horários diferentes a cada dia, o que faz com que essas células deixem de funcionar de forma sincronizada e com isso resultando em uma rotina de sono pouco saudável.

O número de horas necessárias de sono varia em determinados momentos da vida: adolescentes precisam de 9 ou 10 horas de sono para se sentir bem no dia seguinte; após os 20 anos, a necessidade geralmente cai para 8 horas e, à medida que envelhecemos, pode cair ainda mais com o passar dos anos. Se a pessoa não dorme o suficiente, o déficit de sono vai se acumulando por dias e até meses e, por mais que ela garanta estar acostumada, vai ficando cada vez mais cansada.

Por isso, é importante avaliar se você tem dado ao seu corpo as horas de sono de que ele merece. Uma prática comum e errada é a der dormir pouco durante a semana e achar que vai compensar no sábado e domingo, o corpo não recompensa este sono perdido: O ideal seria que se distribuísse as horas de sono durante a semana, dormindo um pouco mais a cada dia – mesmo que não se consiga chegar à quantidade ideal. Se isso não for possível, até vale dormir mais no fim de semana, mas saiba que tal atitude não resolve a questão e sim descansa o corpo apenas para o dia seguinte.




Outra dica é a de não dormir durante o dia para tentar tirar esse atraso não faz tão bem quanto dormir à noite, pois são tipos diferentes de sono. O sono da noite tem estágios mais profundos. É nesse período que o organismo encontra a temperatura, luminosidade e silêncio ideais para dormir. O escuro faz a pessoa secretar melatonina, o hormônio do sono, e, por mais que se fechem as cortinas durante o dia, geralmente não se consegue deixar o ambiente tão escuro quanto à noite aliado ao silêncio da madrugada.

Não use a função “soneca” do despertador
Para aqueles que costumam apertar o botão “soneca” do despertador (deixando-o para despertar várias vezes a cada 5, 10, 20 minutos), é bom colocar isso na lista de hábitos a serem mudados, pois a serotonina é um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar e relaxamento que é liberada no organismo no início do sono. Quando vai chegando a hora de acordar, porém, outras substâncias entram em cena, como a adrenalina e a dopamina.

Elas dão o sinal para o corpo despertar e diminuem os níveis da melatonina. Então, imagine a cena: ao ficar acordando e dormindo de novo, a pessoa acaba promovendo uma bagunça química no cérebro, que pode resultar em mau humor, dor de cabeça e até uma certa confusão mental quando finalmente se levanta. Para piorar, esse sono picado é muito superficial e contribui para que se acorde irritado e cansado.

Mas o que fazer se é tão difícil acordar de uma vez?
O melhor é que a pessoa procure aumentar o número de horas de sono. Ou seja, o segredo é dormir o suficiente mesmo. Mas não se preocupe (é possível reajustar o nosso relógio biológico, desde que se estabeleça uma rotina). Isso pode levar semanas ou meses, mas, uma vez regulado, se poderá até dispensar o despertador.

Dica útil
Para espantar o sono durante o dia, pratique alguma atividade física e dê uma volta ao ar livre.

E o mais importante: não dá para querer acordar mais cedo sem dormir mais cedo. Ir para a cama uma horinha antes ajuda muito. Tente mudar progressivamente: no primeiro dia, durma e acorde 20 minutos mais cedo. Vá fazendo isso até chegar ao seu horário ideal. E evite cochilar durante o dia (isso tornará mais difícil respeitar os horários que se quer estabelecer).

A principal lição é:
Se você está com muita dificuldade para sair da cama, deve estar dormindo pouco. Simples assim. Regularize seus horários para que consiga se deitar mais cedo e não adianta deixar para terminar trabalhos tarde da noite. Lembre-se de que, sem descanso, a pessoa não renderá nada no dia seguinte e será obrigado a continuar trabalhando até mais tarde. É um círculo vicioso que não colabora em nada para quem busca qualidade de vida.