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Conheça os alimentos simples do dia a dia que afetam diretamente o bom humor

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Está comprovado através de pesquisas que alguns alimentos, como frutas, verduras e legumes, têm a capacidade de influenciar o humor das pessoas, causar bem-estar e afetar a qualidade de vida, os chamados alimentos funcionais.




Isto acontece porque determinados alimentos favorecem a produção de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro como a dopamina, serotonina, acetilcolina e noradrenalina, responsáveis pelas sensações de prazer, alegria, felicidade, bem-estar e outras sensações. Além do valor nutritivo, estes alimentos trazem outros benefícios para a saúde, pois determinados nutrientes afetam diretamente o processo de pensar e sentir.

Alimentos recomendados para o bom humor

Frutas:
Consumir laranja, maracujá e jabuticaba são uma boa estratégia para prevenir o cansaço e o estresse, pois ambas são ricas em vitamina C.
A banana possui duas substâncias que ajudam no bom humor: a vitamina B6, que da energia e os carboidratos que estimulam a serotonina.

Oleaginosas:
Nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas: a castanha-do-brasil. Estimulam a diminuição do estresse por conterem um importante oxidante: o selênio.

Líquidos:
Água ou sucos naturais: é essencial para manter corpo e mente em pleno funcionamento. Evitando assim, dores de cabeça e cansaço.
Leite: Capaz de produzir um efeito relaxante por conter altos níveis de triptofano, estimulante da serotonina.




Proteínas:
Carnes, feijão, lentilha, ovos e queijo são uma boa fonte para o bem-estar, pois possuem triptofano, um aminoácido essencial que é convertido em serotonina (neurotransmissor que melhora o humor).

Peixes:
Salmão, sardinha, atum, arenque e cavalinha são ricos em Ômega 3 e por isso ajudam na concentração e memória.

Verduras:
Alface, agrião, couve e rúcula: plantas ricas em antioxidantes, ácido fólico e vitamina B que cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso. A clorofila ajuda a ter mais clareza e objetividade sobre suas ações do dia-a-dia.

Brócolis: Rico em ácido fólico, importante elementos para a liberação da serotonina. Além de ser tudo de bom e garantir o bom humor, renova as células.
Espinafre e folhas verdes escuras: Por ser ricos em magnésio (atuante na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B) tem efeito antidepressivo. Agem a favor do funcionamento correto das células e contribuem para a manutenção da pressão arterial favorecendo a tranquilidade do sistema nervoso.




Pimenta:
Ela contém capsaicina, responsável pela sensação de ardência, que faz com que o cérebro produza mais endorfina (neurotransmissor responsável pela sensação de euforia). As melhores para o humor são: pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta.

Alimentos Fermentados:
Iogurtes e bebidas lácteas são alimentos ricos em vitalidade e enzimas digestivas. Eles combatem o desequilíbrio da flora intestinal, responsável por causar alterações de humor, raiva, ansiedade e irritabilidade.

Chocolate/Cacau:
Grande fonte de minerais como o manganês, cobre, zinco e magnésio. Rico em tirosina (substância que estimula a produção de serotonina). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento, bem-estar e felicidade. Procure consumir os com 70% teor cacau ou mais, pelo seu poder antioxidante.