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Campanha “Setembro Vermelho” alerta para doenças no Dia Mundial do Coração; veja cuidados para a prevenção

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Celebrado todo dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, o mês terá um esforço redobrado neste ano pelas ONGs e entidades médicas que apoiam o projeto “Setembro Vermelho” para espalhar informações sobre as cardiopatias, primeira causa de mortes no mundo. Fatores de risco, estilo de vida e fatores genéticos são os principais responsáveis por esses óbitos em todo o mundo.

Segundo o cardiologista Marcelo Sampaio, diretor clínico do Hospital Osvaldo Cruz, de São Paulo a prevenção é o caminho mais rápido para promover alguma mudança positiva no cenário atual. “Países mais desenvolvidos, como França, EUA e Itália, conseguiram uma pequena redução na incidência da doença nos últimos 40 anos, entre europeus só Portugal teve aumento”. Os hábitos alimentares dos EUA estão longe de ser os melhores, mas, ainda assim, segundo o cardiologista, estímulos à prática de atividades físicas e a mudança do estilo de vida têm surtido algum efeito, ainda que mínimo.




No Brasil, uma das maiores ações de prevenção é a campanha Siga seu Coração, do Instituto Lado a Lado pela Vida. Em 2016 realiza sua terceira edição.
Veja algumas dicas de cuidados com o coração:

Pare de Fumar
O tabagismo aumenta a pressão arterial, fazendo com o que os vasos sanguíneos sejam lesionados e desta forma tornam um risco de infarto do miocárdio e AVC, sem contar do risco de câncer do pulmão.

Alimentação Saudável
Cuidar da alimentação, fazer refeições com menos gorduras saturadas, para que as artérias não sofram com aterosclerose, outro fato que leva ao infarto e o AVC.




Emagreça ou Engorde
Tentar ao máximo manter o  peso ideal, se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou mesmo abaixo do peso é importante mudar os  hábitos alimentares. O peso ideal ajuda a evitar diversas doenças, entre elas a alta pressão arterial.

Não Fique Parado
Sempre que puder faça algum tipo de exercício, se não há tempo ou ânimo para entrar na academia, pelo menos é importante não ficar sedentário:  subir escadas, fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer tudo para exercitar os músculos, incluindo o coração.

>> Existem ainda outras dicas importantes, como evitar o consumo de álcool, evitar o estresse, beber muita água, dormir melhor, entre outros.

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