Home Home-Fixo Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitosCampinas é uma as principais cidades do estado de São Paulo, sendo a segunda maior com uma população de 1,2 milhão de habitantes e se destacando em diversas frentes como, educação, polo industrial e o maior aeroporto de cargas do país. O município mantém vivos os espaços que fizeram parte de sua história e desenvolvimento, transformando esses locais em pontos turísticos.

A metrópole tem atividades para todos os gostos, para um passeio ao ar livre, passeio cultural ou para conhecer um pouco da história da cidade…

Principais atrações gratuitas em Campinas:

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Continua após a publicidade


Lagoa Taquaral em Campinas
A Lagoa, também chamada de Parque Portugal, é um dos principais espaços de lazer da cidade. Inaugurado na década de 1970, o local conta com área verde ao redor da lagoa, pista de caminhada e corrida, além de aparelhos de ginástica e parquinho infantil. Um destaque da paisagem é a caravela Anunciação, que fica ancorada na lagoa. A caravela é uma réplica da usada por Pedro Álvares Cabral quando chegou ao Brasil.

No local também tem um complexo cultural para eventos, como a Concha Acústica, o Auditório Beethoven, o Museu Dinâmico de Ciências, o Museu do Esporte, um Planetário, Centro de Vivência de Idosos e a Esplanada das Bandeiras.
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Parque Taquaral
Ver no maps:

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Estação Cultura em Campinas
A Estação Cultura fica em um prédio histórico inaugurado em 1884, onde funcionava a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O local é um marco do Centro de Campinas e do transporte de café, que contribuiu com o desenvolvimento da região.

A Estação foi construída com tijolos vindos da Inglaterra, marcantes da Era Vitoriana e preservados até hoje. O transporte de passageiros na estação aconteceu até o ano de 2001. Atualmente, o local respira cultura e se tornou palco de espetáculos de música, dança, teatro, feiras literárias e gastronômicas.
Endereço: Estacionamento gratuito com entrada pela rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial
Ver no maps:

Continua após a publicidade

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos
Torre do Castelo em Campinas
Também conhecido como Castelo D’água, a torre de 27 metros de altura foi construída em um dos pontos mais altos de Campinas em 1940 e servia como uma caixa d’água para abastecer os bairros da região norte da cidade. Na década de 1970, o obelisco ganhou um mirante, com uma das vistas mais lindas da cidade de Campinas.

É importante saber que a Torre do Castelo não abre em dias de chuva e fecha no horário do almoço, das 12h às 13h. Mais informações e agendamento podem ser feitos pelo telefone (19) 3348-5613.
Endereço: Praça Vinte e Três de Outubro na Av. João Erbolato, S/N
Ver no maps:

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Mercado Municipal em Campinas
No início do século passado o local servia como armazém dos produtos transportados pela ferrovia, sendo um entreposto de açúcar da Estrada de Ferro Funilense até o Porto de Santos. Depois de mais de 100 anos de existência, com algumas reformas e adaptações, o Mercadão continuou aberto e, por manter suas características originais, se tornou um cartão postal da cidade.

No Mercado Municipal de Campinas se encontra variedades de peixes, carnes, frutas, temperos, além de outras peculiaridades, como fumo de corda, enorme variedade de canivetes, peixes ornamentais e artigos religiosos.
Endereço: Av. Benjamin Constant, s/n – Centro
Ver no maps:

Continua após a publicidade

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos
Catedral Metropolitana em Campinas
“Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, a catedral começou a ser construída na data de 6/10/1807, mas foi terminada somente em 8/12/1883. Com interior no estilo barroco e fachada neoclássica, a Catedral Metropolitana, tombada em 1988, é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com 4 mil metros quadrados. Seu altar-mor, foi feito pelo escultor baiano Vitorino dos Anjos em cedro vermelho, com entalhes que representam períodos do barroco e rococó.

A nave foi realizada por Bernardino Sena. A fachada, de Cristóvão Bonini, foi concluída por Ramos de Azevedo. O órgão de tubos da Catedral foi fabricado na França por Aristides Cavaillé-Coll, em 1883, recentemente recuperado conta com apresentações.

Os Sinos da Catedral tocam todos os dias do ano, desde 1883. Acionados pelo mecanismo do relógio fabricado em 1880, agora, só badalam durante o dia. A partir das 6h os sinos anunciam a alvorada e marcam o tempo em intervalos de 15, 30 e 60 minutos.

Há missas todos os dias na catedral: de segunda a sexta-feira, às 7h, 12h15 e às 18h15; aos sábados às 7h, 12h15 e às 18h30 e aos domingos às 7h30, 9h30, 11h30, 17h e às 19h.
Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro
Ver no maps:

Turismo em Campinas, veja dicas de lugares para passeios gratuitos

Escola Preparatória de Cadetes do Exército
O prédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em estilo colonial espanhol, é um dos ícones arquitetônicos mais admiráveis da cidade. A construção do complexo militar teve início em 1944, cujo projeto é de autoria do engenheiro e arquiteto Hernani do Val Penteado.
O objetivo da instituição de ensino é selecionar e preparar o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro.
A EsPCEx conta anualmente com cerca de 500 alunos vindos de diversas regiões do Brasil, que ficam alojados no local em regime de internato, onde recebem, além das aulas e das instruções, fardamento, alimentação e ajuda de custo.

A EsPCEx é aberta a visitantes, não é necessário agendar, mas é preciso estar atento a alguns requisitos: não é permitido circular pelo interior da instituição trajando chinelos, bermuda, camiseta, roupas demasiadamente curtas ou justas. Os horários de visitas são das 7h30 às 12h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, a escola também recebe visitantes.
Endereço: Av. Papa Pio XII, 350 – Jardim Chapadão
Ver no maps: