As cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) terão uma nova onda de calor intensa a partir nesta semana. Segundo previsão dos institutos de meteorologia, as temperaturas começam a subir a partir desta quarta-feira (8). Em Campinas, as máximas podem atingir 36ºC entre quinta e sexta-feira (10-nov). No interior do estado de São Paulo e há previsão de temperaturas em torno de 40 °C em cidades como Ribeirão Preto.
O fenômeno climático terá um tempo maior de duração em comparação a setembro, podendo durar até sete dias. De acordo com os meteorologistas, com a onda de calor, novembro promete ser mais quente que setembro na região de Campinas.
O próximo fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país. No domingo (12), a cidade de Campinas poderá ter a temperatura máxima de 37ºC, com mínimas em torno de 21ºC. Mas, durante o fim de semana, são esperadas pancadas de chuva.
Previsão do tempo para sua região nos próximos dias:
Próxima semana
O calor deve aumentar ainda mais a partir da próxima terça-feira (14), quando são esperadas máximas de 38ºC. Essa condição segue até sexta-feira (17), com os termômetros muito próximos de 40ºC.
Cuidados no calor
Por causa do tempo seco, a Defesa Civil alerta para que a população não incendeie áreas de vegetação nem jogue bitucas de cigarro em rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção, essas condutas são crimes ambientais.
Com o calor, é recomendável que as pessoas bebam bastante água e se protejam do sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia.