Em outubro, o projeto “Clássicos em Cena” em Santa Bárbara d’Oeste apresenta mais uma atração imperdível para os amantes da música: o Quarteto Darcos. Com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento é gratuito e acontece no dia 20 de outubro (sexta-feira), às 20h, na Estação Cultural da Fundação Romi, no centro.
Com uma trajetória de 35 anos, o Quarteto Darcos foi fundado em 1988 no Conservatório Carlos Gomes, a mais tradicional escola de artes em Campinas. Seus integrantes – dois dos quais, membros originais, são também músicos solistas da Orquestra Sinfônica de Campinas: Lara Ziggiatti (violoncelo), Gabriel Carlin (viola), Artur Huf e Silas Simões (violinos).
Ao longo de sua carreira, o Quarteto Darcos conquistou o primeiro lugar em prestigiados concursos de música de câmara, alcançando, assim, seu objetivo de celebrar a música para quarteto, especialmente a brasileira. Além de vários recitais pelo Brasil, o grupo já se apresentou em países como Argentina, México e EUA.
A ideia de difundir música clássica e instrumental de forma gratuita e acessível ao público em geral foi também o ponto de partida para a criação do projeto Clássicos em Cena, pelo maestro Parcival Módolo em parceria com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura.
Continua após a publicidade
O Maestro acompanha os eventos como comentarista e apresentador, intercalando breves curiosidades entre os números musicais, sobre os compositores, contexto e história da música, de forma bastante envolvente e descontraída.
Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
Romi S.A:
A temporada 2023 do projeto Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste é um patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem apoio da Fundação Romi, sede das apresentações.
Fundada em 1930 como uma oficina de reparo de automóveis, a Romi S.A conta com 11 unidades fabris no Brasil e mais 02 na Alemanha, e fornece produtos e serviços no mercado nacional e internacional para os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais. A empresa é a mantenedora da Fundação Romi, fundada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, com a missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.
Sobre a Direção Cultura:
Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.
Continua após a publicidade
Serviço:
Ministério da Cultura e Romi S.A. apresentam:
Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste
Convidado: Quarteto Darcos
Entrada Franca / Data: 20 de outubro de 2023 (6ªf) / Horário: 20h
Local: Estação Cultural da Fundação Romi – Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste /SP
Mais informações: www.classicosemcena.com.br