O governo de São Paulo lançou no final do mês passado o edital para a implantação do Trem InterCidades para ligar as cidades de São Paulo a Campinas. De acordo com o edital, as composições serão diferentes das já utilizadas pelos passageiros no estado. Pelo edital a concessão terá prazo de 30 anos, a começar 11 meses depois da assinatura do contrato. Se tudo ocorrer bem, o Trem Intercidades deve começar a operar apenas em 2030.
Pelos termos técnicos os trens do “serviço expresso” poderão ser do tipo single decker de 12 carros com no máximo 300m de comprimento ou (dois TUEs de seis carros acoplados) e capacidade de pelo menos 550 passageiros por vagão sentados totalizando até 1.100 passageiros por composição), ou trens do tipo Double Decker de 150 m, com capacidade de pelo menos 860 passageiros sentados”;
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a sugestão seria a utilização do trem de 2 andares, mas o veículo só será definido pela concessionária vencedora do leilão após o resultado. Continua após a publicidade
O edital ainda estabelece que “todos os trens do TIC EIXO NORTE terão tração elétrica”, e poderão chegar até 140 km/h. A velocidade máxima estabelecida, no entanto, deve ser limitada pela diretriz da garantia do tempo de viagem máximo entre São Paulo e Campinas, que deverá ser em 65 minutos, no sentido prioritário, desconsiderando o tempo de parada na estação final da viagem.
Percurso
O trem sairá da estação Palmeiras/Barra Funda, em São Paulo, fará uma parada em Jundiaí antes de chegar na antiga estação central de Campinas.
Salão de passageiros
O documento ainda aponta que para cada lugar sentado deverá existir uma tomada 127 volts e 1 tomadas com saída USB para carregamento de dispositivos móveis. O serviço expresso deverá ter apenas passageiro sentados, e os assentos poderão ser vendidos antecipadamente presencialmente ou pela internet.
Haverá também porta-bagagens superiores em toda a extensão da zona ocupada com assentos fixos. Caso a empresa escolha comprar trens de dois andares, além do bagageiro mencionado, também se valer dos espaços sob banco, sem que interfira no conforto e possibilidade dos passageiros de esticarem as pernas.