Campinas se prepara para a retomada do Carnaval, após a festa estar suspensa por dois anos devido a pandemia, até o momento a cidade tem pelo menos 65 blocos confirmados pelas ruas durante o período que começa no pré-Carnaval 2023, no dia 4 de fevereiro seguindo até dia 21 de fevereiro (terça-feira de Carnaval).
Segundo a Secretaria de Cultura de Campinas, a expectativa é que cerca de 100 mil pessoas desfilem junto aos blocos pelas ruas da cidade. O dia com o maior número de desfiles será no dia 18 de fevereiro (sábado).
Entre os blocos inscritos estão; o “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e os blocos de Barão Geraldo. Há também blocos novos, como o “Cordão Escuta Cheiro”, o “Bloco da Alegria” e os da região do bairro Nova Europa. Além dos grandes blocos, haverá opções para as crianças, como o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.
Continua após a publicidade
Para quem quer levar seus animais de estimação, há opções como o “Bloco do Cão” e o tradicional “Bloco do Bob”. A programação conta também com o retorno de blocos tradicionais que passaram alguns anos sem desfilar, como o “Afoxé Ilê Ogum” e o “Reunidos na Hora”.
Bloco City Banda
O maior bloco de carnaval de Campinas, o City Banda encerrou suas atividades após 25 anos de desfiles pelas ruas do Cambuí e Região do Taquaral. O bloco chegou a reunir 35 mil foliões no pré-carnaval de 2020.