Uma forte frente fria seguida de uma massa de ar frio vinda do Sul do Brasil que deve atingir o interior paulista a partir desta terça-feira (1-nov). A previsão é que a frente fria se prolongue até sexta-feira (4). A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu o alerta para a Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura mínima pode chegar a 10º C.
Já no interior do estado, nas regiões de Sorocaba, Campinas (RMC), São José dos Campos, Presidente Prudente e Marília os termômetros poderão marcar mínimas de 10º C.
No Vale do Ribeira e Itapeva a temperatura pode chegar aos 9º C. Em Bauru, Araraquara, Araçatuba e Barretos é esperada mínima de 11ºC. Já em Franca e Ribeirão Preto temperatura de até 12ºC. Na Baixada Santista a mínima poderá chegar a 15º C e no Litoral Norte 13º C.
O frio, associado a uma massa de ar polar de trajetória continental que vai avançar pelo interior da América do Sul, derrubará a temperatura no Sul e em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e até no Norte brasileiro. Embora fazer frio em novembro não seja algo raro o país, a intensidade desta massa de ar frio destoará muito do que é comum para o penúltimo mês do ano.
Previsão do tempo para Campinas nos próximos dias:
Orientações a população
A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.