Home Home-Fixo Black Friday: Comércio da região de Campinas espera números recordes de vendas...

Black Friday: Comércio da região de Campinas espera números recordes de vendas em 2022

Black Friday: Comércio da região de Campinas espera números recordes de vendas em 2022

Black Friday: Comércio da região de Campinas espera números recordes de vendas em 2022O dia 25 de novembro será mais uma daquelas datas em que o consumidor se prepara para as compras com os “prometidos” descontos da Black Friday, dia esse que o comércio promove uma série de descontos que podem chegar até 70%. Apenas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), estima-se uma movimentação em torno de R$ 800 milhões (lojas físicas e virtuais), sendo que no comércio de Campinas isso represente cerca de 50% das vendas.

Uma pesquisa recente apontou que 91% dos consumidores ativos pretendem fazer compras na Black Friday, número 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021. Mas, na hora de efetivar uma compra seja ela nas lojas físicas e virtuais o consumidor deve ficar atento as promoções que ofereçam um valor muito baixo.

Pensando nisso o Procon de Campinas elencou as principais recomendações na hora de aproveitar as promoções oferecidas pelos estabelecimentos, entre elas estão:
O consumidor deve pesquisar dias antes o preço do produto capturando telas se possível, e no dia da promoção observar se o produto está entre os itens em promoção;
Pesquise a loja no site do Procon de sua cidade se a mesma possui muitas reclamações;
Anotar dados cadastrais da empresa como endereço e CNPJ.

Continua após a publicidade


Direitos do consumidor
Se a compra for realizada pela internet, o consumidor pode desistir no prazo de até 7 dias contados da data de recebimento da mercadoria. Receber o que pagou de volta corrigido, inclusive se tiver sido pago o frete.

Já se a compra foi realizada em uma loja física, é facultado à empresa o prazo de até 30 dias para consertar o defeito no produto. Caso contrário, o consumidor pode fazer uso de uma dessas três alternativas:
– A substituição do produto por outro semelhante e em perfeitas condições de uso;
– A restituição do valor corrigido ou;
– O abatimento proporcional ao preço.

Comparadores de preços
O internauta poderá usar sites comparadores de preço para garantir boas ofertas e escapar de promoções falsas durante a Black Friday.

Google Shopping
O Google Shopping disponibiliza uma ferramenta de comparação de preço integrada ao buscador. Seu uso é simples: basta digitar o produto desejado para visualizar as melhores ofertas.

Zoom
Com enfoque mais variado, o Zoom é um dos comparadores de preço mais famosos da Internet.

Buscapé
O comparador de preços Buscapé possui extensão para navegador e os sistemas de alerta e histórico de preço.

JáCotei
O JáCotei é um site de comparar preço que reúne diversas ofertas e promoções em sua página inicial, onde também é possível encontrar os itens mais procurados pelos consumidores.