A Região Metropolitana de Campinas (RMC) espera um movimento superior a R$ 1,7 bilhão neste ano para os setores de viagem e hospedagem segundo o estudo anual sobre Intenção de Consumo realizado pela empresa IPC Map.
Segundo estimativa, o crescimento será de 22%, quando comparado ao ano de 2021. Somente para a cidade de Campinas a Intensão de Consumo chega R$ 724 milhões, alta de 36% sobre o ano passado. Em 2021, a pesquisa apontou que os turistas gastaram R$ 1.4 bilhão com turismo e hospedagem nas cidades da RMC.
Apesar de ser uma região forte no turismo de negócios, a RMC também vem crescendo no turismo de lazer, principalmente nos finais de semana, feriados e férias. Este segmento de turistas já representa 20% do faturamento do setor.
A RMC reúne uma série de atrativos pouco conhecidos e explorados, como as áreas de proteção ambiental (- as chamadas APAs), casarões históricos, museus, parques, passeios ferroviários, como o da Maria Fumaça, espaços para atividades esportivas em meio à natureza, dentre outros atrativos.
A RMC também se destaca pela alta gastronomia, com restaurantes renomados e com uma culinária diversificada para atender todos os gostos e paladares não apenas dos moradores da região, mas também de cidades como São Paulo, que cada vez mais se deslocam para a região em busca de novas experiências, especialmente nos finais de semana.
Além dos atrativos de passeios e atividades, outro segmento importante para o incremento do turismo de lazer é o de feiras e eventos, como a Expoflora, além dos shows e rodeios na região, responsáveis por um fluxo elevado de turistas.