A prefeitura de Campinas anunciou a realização do desfile cívico-militar do dia 7 de setembro após estar suspenso por dois anos devido as medidas de distanciamento social em função da pandemia causado pelo coronavírus. O desfile em Campinas contará com a participação de 5.200 integrantes de 48 entidades e escolas a partir das 9h00 de quarta-feira.
Entre as corporações que participarão do ato estão o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil no bicentenário da independência do Brasil. Serão 380 veículos entre carros, motos e blindados, que se apresentarão em oito blocos.
São esperadas 20 mil pessoas para assistir ao desfile, que tradicionalmente ocorre na Avenida Francisco Glicério, no centro da cidade, que estará decorada em toda extensão com enfeites que fazem alusão ao bicentenário da independência.
Continua após a publicidade
O desfile será apresentado em oito blocos
O primeiro bloco será do Exército, que desfilará em viaturas e motos, em grupamento motorizado. O segundo bloco é dos militares que desfilam em formação e três escolas militares. O terceiro bloco será das entidades, seguido do quarto bloco, que trará o bloco das Nações, com a participação das embaixadas do Japão, China mais a cidade de Wushu, Líbano, Itália, Reino Unido e França. Neste bloco, haverá, pela primeira vez, a participação do setor de agronegócio, com o desfile de três tratores.
Em seguida, as escolas particulares e as municipais participarão com alunos dos Centros de Educação Infantil que estarão em seis trenzinhos. Depois, desfilam a Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, Fusca, Clube do Puma e Família Absoluto. O Lar dos Velhinhos desfilará com o Clube do Fordinho e haverá os Fã Clube Star Wars, Olho de Tigre e outras participações.