Home + Notícias Emdec suspende cobrança de Zona Azul Digital no centro de Campinas

Emdec suspende cobrança de Zona Azul Digital no centro de Campinas

Após cinco meses de sua implantação, o aplicativo de cobrança de estacionamento Zona Azul Digital da Emdec de Campinas, foi suspenso pelo período de
Após cinco meses de sua implantação, o aplicativo de cobrança de estacionamento Zona Azul Digital da Emdec de Campinas, foi suspenso pelo período de
Foto: Ângela Silva/Emdec

Após cinco meses de sua implantação, o aplicativo da Emdec para cobrança de estacionamento Zona Azul Digital em Campinas, foi suspenso pelo período de 30 dias (mês de agosto), a empresa responsável pelo transporte da cidade alegou que neste período o serviço passará uma fase de orientação. Ainda segundo a Emdec, muitos usuários do app ainda têm dúvidas sobre como operar o sistema e principalmente a falta de pagamento pelo serviço oferecido.

As autuações emitidas desde a mudança no sistema continuam valendo e devem ser quitadas. Após o período de 30 dias estacionar no centro de Campinas será possível apenas usando a Zona Azul Digital.

Como usar a Zona Azul Digital de Campinas
O principal problema neste momento e que motivou a ação educativa pela Emdec, é que muitas pessoas não estão pagando pelo uso do sistema.

Antes de ampliar, ainda mais, a fiscalização, a ação para o uso correto, conscientizando os motoristas que ainda possuem a cultura antiga e os comerciantes, da importância da rotatividade das vagas. Com 1.800 vagas, o estacionamento rotativo é cobrado em toda região central de Campinas e no Jardim Guanabara pelo valor é de R$ 4,00.

Continua após a publicidade


As vagas se dividem de acordo com o horário máximo de permanência, que pode ser de 1 hora, 2 horas e até 5 horas. O valor é cobrado mesmo se o motorista ficar menos tempo que o permitido.

Multa
Motoristas flagrados usando as vagas rotativas sem pagar pelo serviço recebem cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23, além de ter o veículo apreendido no Pátio Municipal da Emdec.

Fiscalização educativa
Um folheto em formato de Auto de Infração de Trânsito (AIT) é fixado no vidro dos veículos estacionados sem que o cartão digital tenha sido validado. “O material será acompanhado por um informativo com o passo a passo para a utilização do sistema”.

A ação para orientar os motoristas sobre a digitalização da Zona Azul vai até 16 de setembro. Assim como em dias normais, a fiscalização é feita pelos veículos com a tecnologia OCR, uma tecnologia que permite a captação de imagem e a leitura da placa dos veículos estacionados nas vagas rotativas.

Continua após a publicidade


O que é OCR?
Reconhecimento Óptico de Caracteres, é uma tecnologia que permite a conversão de diversos formatos em dados que podem ser pesquisados e editados de forma autônoma.

Passo a passo para pagar o estacionamento em Campinas
Baixar o aplicativo gratuito da Emdec disponível nas lojas virtuais da Apple e Android. O download é gratuito.
Em seguida o motorista deve fazer o cadastro
Os veículos usados também devem ser cadastrados. Serão, no máximo, cinco por usuário.
O pagamento do estacionamento será feito por meio da compra de crédito inserido no aplicativo.
O app aceita cartão de débito, crédito, boleto e PIX.
O motorista deve fazer a compra de créditos e atribuir ao veículo que está utilizando.
Se o tempo de parada for superior ao tempo permitido para vaga, o motorista deve renovar o estacionamento pagando novamente. Isso é feito pelo aplicativo.

E se estiver sem celular ou sem o app?
A Emdec irá credenciar o comércio para comercializar os cartões digitais. Essa opção de pagamento pela rede credenciada serve, principalmente, aos moradores que estiverem sem o celular com o aplicativo da Emdec.

A outra forma considera que o motorista já tenha cadastro no app. Neste caso, ele poder usar o sistema do local credenciado para acessar, por meio do CPF e da senha, e ativar o pagamento.