A cidade de Campinas entrou novamente em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar neste início do mês de agosto, após o índice chegar a 29%, segundo a Defesa Civil. O índice foi registrado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O estado de atenção é definido quando o indicador permanece entre 20% e 30%. Com isso, a orientação do órgão de defesa é para os seguintes cuidados, para evitar desidratação e desconfortos:
– Consumir água à vontade.
– Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas.
– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins.
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h.
O estado de atenção voltou a ser registrado dias após sair dessa condição, por conta de uma frente fria que chegou na sexta-feira (29) e resultou em chuva e queda na temperatura.
A previsão do tempo indica que não há possibilidade de chuvas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), neste início de semana. A primeira semana do mês de agosto será marcada por grande amplitude térmica em vários municípios.
As madrugadas e manhãs continuam com temperaturas mais baixas, mas volta esquentar no período da tarde. O estado de São Paulo continua sem previsão de chuvas e com tempo muito seco.