Home + Notícias da Região Novas frentes frias mudam o clima na região de Campinas; veja a...

Novas frentes frias mudam o clima na região de Campinas; veja a previsão do tempo

Novas frentes frias mudam o clima na região de Campinas; veja a previsão do tempo

Novas frentes frias mudam o clima na região de Campinas; veja a previsão do tempoCidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) devem passar por oscilações nas temperaturas nos próximos dias devido a duas frentes frias que estão se aproximando da região. Porém mesmo com a mudança climática, segundo o Cepagri da Unicamp, não existe previsão para chuvas para os próximos dias.

A frente fria que chega do litoral favorece a formação de nuvens e um leve aumento da Umidade Relativa do Ar. Esses fatores ajudam a diminuir a temperatura. Mas o que vai contribuir mesmo para essa queda é a questão da nebulosidade, que diminui a radiação solar e evita a elevação das temperaturas nas cidades da região. A partir desta quarta-feira (13-jul) as temperaturas voltam a subir, podendo chegar próximas dos 30ºC até sábado.

Neste ano, a previsão é que durante o inverno, de maneira geral, haverá chuvas abaixo da média, com poucas ocorrências de precipitação no sistema, como é normal para a época do ano, e que serão agravadas pelo La Niña. Junho é um dos meses menos chuvosos do ano, tanto em número de dias de chuva quanto em total mensal acumulado.

Previsão do tempo para Campinas nos próximos dias:

Devido à estiagem o número de focos de incêndio em Campinas, durante a Operação Estiagem de 2022, cresceu 20% somente nos dois primeiros meses da ação em comparação com mesmo período do ano passado. O balanço parcial foi divulgado pela Defesa Civil. O tempo seco tem preocupado as autoridades, pois não há previsão de chuvas pelos próximos dias e o nível do Sistema Cantareira, que abastece a região, também está em níveis abaixo do esperado.