Home + Notícias Exposição Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo é atração de julho...

Exposição Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo é atração de julho no Sesc Campinas

Exposição Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo é atração de julho no Sesc Campinas

Exposição Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo é atração de julho no Sesc CampinasO Sesc Campinas recebe até o dia 31 de julho a exposição “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro mas Eu Canto”, com entrada é gratuita e para todas as idades.

Para 2022, as mostras itinerantes foram pensadas a partir de enunciados: objetos ou elementos imateriais utilizados pela curadoria para reunir obras e artistas, criando eixos temáticos sem reduzir, no entanto, as interpretações a uma leitura única. Quem conferir a mostra no Sesc Campinas vai encontrar obras dos artistas Abel Rodríguez, Adrián Balseca, Alice Shintani, E.B. Itso, Frida Orupabo, Gala Porras-Kim, Gustavo Caboco, Hanni Kamaly, Jaider Esbell, Sebastian Calfuqueo, Sung Tieu e Victor Anicet, que se relacionam com o enunciado Cantos Tikmũ’ũn.

Em Campinas, por exemplo, o tema do enunciado é “Cantos Tikmũ’ũn”. Os tikmũ’ũn, também conhecidos como maxakali, são um povo indígena originário de uma região localizada entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Após inúmeros episódios de violência e abusos, eles foram forçados a abandonar as suas terras ancestrais. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos de seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes. A exposição concebida ao redor deste enunciado traz à tona o poder do canto, tanto no sentido literal, quanto metafórico, e o exemplo dos tikmũ’ũn como comunidade.


Para a visita, não é necessário agendamento e o uso da máscara é obrigatório. Para acesso ao Sesc, é obrigatório a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19. Para crianças de 5 até 11 anos, apresentação da 1ª dose. Para pessoas com ou acima de 12 anos, comprovante evidenciando DUAS doses ou dose única, dependendo da imunização recebida.

Serviço:
Exposição Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo
Local: SESC Campinas – Rua Dom José I, 333 – Bonfim
Horários:
De terça a sexta, das 9h às 21h;
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita