Home + Notícias da Região Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com...

Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com mais velocidade de conexão

Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com mais velocidade de conexão

Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com mais velocidade de conexãoCom a chegada da nova internet 5G em Brasília na semana passada, grandes metrópoles começam a se preparar para a mudança, a cidade de Campinas está a 6 meses de ficar apta a receber a tecnologia 5G segundo cronograma da Anatel. A cidade já se enquadra entre as não capitais com mais de 500 mil habitantes (a cidade tem 1,2 milhão de habitantes), e já tem data prevista para a mudança em 1º de janeiro de 2023.

“A quinta geração da internet móvel oferece mais velocidade de conexão e inúmeras possibilidades de uso da internet”

Por ser a maior cidade, Campinas deve ser a primeira da região a receber a internet móvel de quinta geração. As outras quatro maiores, Sumaré, Indaiatuba, Americana e Hortolândia, tem previsão de receber a nova tecnologia a partir de 30 de junho de 2023.

Apesar das datas previstas no edital, Campinas vive a expectativa de receber a tecnologia de forma antecipada. A intenção foi revelada pela primeira vez durante o evento de lançamento do movimento chamado Open 5G, há um mês, quando houve a assinatura de um “Manifesto pela Inovação Aberta”.


No documento, prefeitura e instituições formalizaram o interesse em investir para agilizar a chegada do 5G à cidade, inclusive com a possibilidade de isso ocorrer antes mesmo de algumas capitais do país. No entanto, até o momento, ainda não houve medidas capazes de concretizar essa possibilidade.

Em nota, a Anatel confirmou a chance de antecipação da chegada da tecnologia a alguns grandes municípios. A agência explica que isso, no entanto, depende que as prestadoras responsáveis pelo 5G em cada local instalem os novos equipamentos nas torres e da atuação de uma entidade criada para fazer os ajustes técnicos nas faixas de frequência.

Qual a velocidade da internet 5G?
A nova tecnologia poderá chegar até 1,5 GB (Gigabit por segundo) sendo dez vezes maior que a atual 4G. Para baixar um arquivo de 5 GB no 5G puro, seria preciso aguardar 42 segundos

O prazo estabelecido pela Anatel para as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de agosto de 2022. Já as últimas cidades do cronograma devem receber a tecnologia a partir de 1° de janeiro de 2026.

Cronograma 5G no Brasil:
A partir de 29 de agosto: somente Distrito Federal e capitais,
A partir de 1º de janeiro de 2023: cidades com população igual ou superior a 500 mil habitantes,
A partir de 30 de junho de 2023: cidades com 200 mil habitantes ou mais,
A partir de 30 de junho de 2024: cidades com 100 mil habitantes ou mais,
A partir de 30 de junho de 2025: maior parte dos municípios com mais de 30 mil habitantes,
A partir de 1º de janeiro de 2026: demais cidades restantes.