Home + Notícias Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com...

Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com mais velocidade de conexão

Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com mais velocidade de conexão

Campinas já tem data prevista para receber a nova internet 5G com mais velocidade de conexãoCom a chegada da internet 5G nas principais capitais do Brasil, grandes metrópoles começam a se preparar para a mudança, a cidade de Campinas tem previsão de receber a tecnologia 5G segundo cronograma da Anatel, para cidades (não capitais) com mais de 500 mil habitantes em 1º de janeiro de 2023.

“A quinta geração da internet móvel oferece mais velocidade de conexão e inúmeras possibilidades de uso da internet”

Por ser a maior cidade, Campinas deve ser a primeira da região a receber a internet móvel de quinta geração. As outras quatro maiores, Sumaré, Indaiatuba, Americana e Hortolândia, tem previsão de receber a nova tecnologia a partir de 30 de junho de 2023.

Apesar das datas previstas no edital, Campinas vive a expectativa de receber a tecnologia de forma antecipada. A intenção foi revelada pela primeira vez durante o evento de lançamento do movimento chamado Open 5G, há um mês, quando houve a assinatura de um “Manifesto pela Inovação Aberta”.

Continua após a publicidade


No documento, prefeitura e instituições formalizaram o interesse em investir para agilizar a chegada do 5G à cidade, inclusive com a possibilidade de isso ocorrer antes mesmo de algumas capitais do país. No entanto, até o momento, ainda não houve medidas capazes de concretizar essa possibilidade.

Em nota, a Anatel confirmou a chance de antecipação da chegada da tecnologia a alguns grandes municípios. A agência explica que isso, no entanto, depende que as prestadoras responsáveis pelo 5G em cada local instalem os novos equipamentos nas torres e da atuação de uma entidade criada para fazer os ajustes técnicos nas faixas de frequência.

Qual a velocidade da internet 5G?
A nova tecnologia poderá chegar até 1,5 GB (Gigabit por segundo) sendo dez vezes maior que a atual 4G. Para baixar um arquivo de 5 GB no 5G puro, seria preciso aguardar 42 segundos

O prazo estabelecido pela Anatel para as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de agosto de 2022. Já as últimas cidades do cronograma devem receber a tecnologia a partir de 1° de janeiro de 2026.

Cronograma 5G no Brasil:
Desde 29 de agosto: Distrito Federal e capitais,
A partir de 1º de janeiro de 2023: cidades com população igual ou superior a 500 mil habitantes,
A partir de 30 de junho de 2023: cidades com 200 mil habitantes ou mais,
A partir de 30 de junho de 2024: cidades com 100 mil habitantes ou mais,
A partir de 30 de junho de 2025: maior parte dos municípios com mais de 30 mil habitantes,
A partir de 1º de janeiro de 2026: demais cidades restantes.