Home + Notícias Semana de Fitoterapia 2022 gratuita fala sobre o respeito à flora e...

Semana de Fitoterapia 2022 gratuita fala sobre o respeito à flora e aos saberes ancestrais; veja como participar

A abertura da 19ª Semana de Fitoterapia Walter Radamés Accorsi foi realizada nesta terça-feira, dia 3 de maio, em formato híbrido (presencial e on-line). A Semana de Fitoterapia é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

• O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde e da população sobre as plantas medicinais e seu uso seguro. A Semana terá palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos técnicos e científicos. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

O evento segue até o dia 5 de maio com o tema “Plantas medicinais – respeitando a flora e os saberes ancestrais”.

A agrônoma e extensionista da Cati, Maria Cláudia Blanco, integrante da comissão organizadora, explica que a Semana tem a missão de compartilhar “o valor das plantas medicinais e a importância da fitoterapia para a saúde pública”.

A programação do evento pode ser consultada pelo link: https://semanadefitoterapia.wixsite.com/start-from-scratch/prog2021

O primeiro dia do evento teve a participação da secretária-adjunta municipal de Saúde, Deise Hadich. Ela ressaltou a importância de que a população possa retomar as vivências do passado e ampliar o tema, e contou que o projeto da Farmácia Viva, iniciado em 2017, já está em 36 unidades de saúde e será implantado em mais três. Considerada a a experiência mais bem sucedida do Sistema Único de Saúde (SUS) na região Sudeste, em 2019, o projeto visa facilitar o uso das plantas medicinais pela população complementando suas necessidades básicas de saúde.

O evento, transmitido pelo Youtube, está gravado e pode ser assistido pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ui6c35wm5zE&ab_channel=catiextensaorural