Home + Notícias Semana Guilherme de Almeida 2021 revisita vida e obra do poeta de...

Semana Guilherme de Almeida 2021 revisita vida e obra do poeta de Campinas; saiba mais sobre o evento

126

A Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, por meio da Coordenadoria Setorial de Bibliotecas e comissão organizadora, promove a partir deste domingo, de 4 a 11 de julho, a Semana Guilherme de Almeida 2021.

>> O evento é gratuito, virtual e este ano terá a participação de poetas do Brasil e da América do Sul, do Peru, e uma programação bem diversificada com batalha de poesia, poemas de cordel, haicais, declamação, leitura dramática, músicas, palestras e debates sobre a vida, a trajetória e as obras desse poeta campineiro.

Leia também:

Programação diária de provas das Olímpiadas de Tóquio

A Semana será transmitida no canal do Youtube Cultura Abraça Campinas. A programação segue durante a semana e está disponível no site:  semanaguilhermedea.wixsite.com/2021

“Gostaríamos de fazer um sarau presencial, mas a Semana Guilherme de Almeida no formato on-line foi preparada com todo carinho para passar ao público a mesma emoção e toda a riqueza do nosso grande poeta, um dos maiores patrimônios da cidade de Campinas”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

>> A abertura será neste domingo, às 15h, por meio de uma live que terá a participação da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, do diretor de Turismo, Gabriel Rapassi, de Renata Alexsandra, da Coordenadoria Setorial de Bibliotecas, Maria Cristina de Oliveira, da União Brasileira de Trovadores, Ana Maria Negrão da Academia Campinense de Letras e Teresa Azevedo, do Projeto Ondulações com um bate-papo sobre “Faces de Guilherme de Almeida”.

Príncipe dos Poetas

Guilherme de Almeida, poeta e ensaísta, nasceu em Campinas, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, em 11 de julho de 1969. Filho do jurista e professor de Direito Estevam de Almeida, estudou nos ginásios Culto à Ciência, de Campinas, e São Bento e Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, onde colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1912. Dedicou-se à advocacia e à imprensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi redator de O Estado de São Paulo, diretor da Folha da Manhã e da Folha da Noite, fundador do Jornal de São Paulo e redator do Diário de São Paulo.

A publicação do livro de poesias “Nós” (1917), início de sua carreira literária, e dos que se seguiram, até 1922, de inspiração romântica, colocou-o entre os maiores líricos brasileiros. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, fundando depois a revista Klaxon.

Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária, em conferências e artigos, adotando a linha nacionalista do Modernismo, segundo a tese de que a poesia brasileira “deve ser de exportação e não de importação”. Os seus livros “Meu” e “Raça” (1925) exprimem essa orientação fiel à temática brasileira.

A sua entrada na Casa de Machado de Assis significou a abertura das portas aos modernistas. Formou, com Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia e Alceu Amoroso Lima, o grupo dos que lideraram a renovação da Academia Brasileira de Letras. Em concurso organizado pelo Correio da Manhã foi eleito, 16 de setembro de 1959, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”.

Foi membro da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela e do Instituto de Coimbra. Traduziu, entre outros, os poetas Paul Géraldy, Rabindranath Tagore, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e, também, a peça “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 04/07 (domingo) às 15h – LIVE de Abertura – Faces de Guilherme de Almeida – Roda de Conversa
Integrantes da Comissão da Semana Guilherme de Almeida 2021

Dia 05/07 (segunda-feira) – Campinas de Guilherme de Almeida em palestra e poemas
Rotary Clube Cambuí e Academia Campinense de Letras

Dia 05/07 – Um Salve a Guilherme de Almeida
Academia Nacional do Portal do Poeta Brasileiro

Dia 06/07 (terça-feira)– Trovas a Guilherme de Almeida
União Brasileira de Trovadores UBT Seção Campinas

Dia 07/07 (quarta-feira) – Guilherme de Almeida em declamação de poesia, ilustração e leitura dramática
Ateliê Lisa França

Dia 08/07 (quinta-feira)– Poesia e outras Artes – EMEF Profª Angela Cury Zakia
Secretaria Municipal de Educação – SME

Dia 08/07– Semana Guilherme de Almeida apresenta: Sarau da Anne
Sarau da Anne

Dia 09/07 (sexta-feira)– Canção do Expedicionário
Centro de Ciências Letras e Artes – CCLA e
Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos – ABAL Campinas

Dia 09/07 – Poemas a Guilherme de Almeida
Academia Campineira de Letras e Artes

Dia 10/07 (sábado)– Ultrapassando fronteiras com Guilherme de Almeida
Projeto OndulAções

Dia 10/07 – Guilherme de Almeida em Cordel
Samuel de Monteiro

Dia 11/07 (domingo)– Guilherme de Almeida e o Modernismo
Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida

Dia 11/07 às 16h – LIVE de Encerramento – Slam do Meio – Batalha de poesia
Slam do Meio