Home + Notícias da Região Semana de Fitoterapia em Campinas 2021 online e volta da Botica da...

Semana de Fitoterapia em Campinas 2021 online e volta da Botica da Família

277


A 18ª Semana de Fitoterapia Walter Radamés Accorsi foi aberta em 28 de abril, na Sala Azul, com participação virtual do prefeito de Campinas, Dário Saadi. O tema deste ano: “Plantas medicinais – a saúde vem da terra”. O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde e da população sobre as plantas medicinais e seu uso seguro.

A Semana de Fitoterapia é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura. É promovido desde 2003 e neste ano, pela primeira vez, a edição ocorre online.

  • A programação conta com palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos técnicos e científicos. O evento acontece nos dias 28 e 29 de abril e 5 de maio. É gratuito e aberto a todos os interessados.

>> O link para o evento é : semanadefitoterapia.wixsite.com

A Semana de Fitoterapia foi criada por lei da ex-vereadora Delegada Teresinha, em 2002, e que em 2010, ele mesmo foi responsável, enquanto vereador, pela instituição do Programa Municipal de Fitoterapia.

Dentro do programa está a implantação da Farmácia Viva, iniciada em 2017. Atualmente, a iniciativa atinge 18 unidades de saúde e está em implantação em outras 28. Em 2019, foi considerada a melhor experiência exitosa no SUS na região sudeste.

Botica da Família

O prefeito de Campinas Dário Saadi anunciou a reativação da Botica da Família em um futuro breve. Informou que o projeto arquitetônico está em elaboração e a farmácia vai ser implantada no antigo Centro de Saúde Boa Vista.

Segundo Maria Cláudia Silva Blanco, engenheira agrônoma da CATI, a Semana é um evento que “compartilha o valor das plantas medicinais, incentiva seu cultivo e uso seguro, e defende a fitoterapia no SUS.

Também participaram da cerimônia a diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Campinas, Deise Hadich, e a farmacêutica Erika Tanaka, coordenadora da Botica da Família e apoiadora do Programa Farmácia Viva. “É com muita alegria que iniciamos mais essa Semana de Fitoterapia”, destacou.