Home + Notícias da Página Principal Aeroporto de Viracopos Campinas: Azul inicia os trabalhos no maior hangar da...

Aeroporto de Viracopos Campinas: Azul inicia os trabalhos no maior hangar da América Latina

1028
Aeroporto de Viracopos: Azul inicia os trabalhos no maior hangar da América Latina
Novo hangar poderá receber até oito aviões A320 simultaneamente

O maior hangar da América Latina (capaz de abrigar até oito jatos Airbus A320) foi inaugurado pela companhia aérea Azul Viagens no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas acaba de concluir a primeira grande manutenção em uma aeronave.

O novo hangar que teve um investimento em torno de R$ 150 milhões tem área construída de 35 mil m², em um terreno de 100 mil m². O complexo de três andares inclui também escritórios, estacionamento, docas para caminhões e pátio.


A companhia concluiu o primeiro serviço de manutenção complexa em uma aeronave com a manutenção estrutural e de sistema em um Airbus A320neo, foram necessários 15 dias úteis de trabalhos. Com o final da manutenção a aeronave foi liberada para uso e poderá operar pelos próximos dois anos sem a necessidade de nova assistência de grande porte.

O novo hangar da Azul conta com cerca de 120 colaboradores e para os próximos anos, a projeção é de que sejam gerados entre 800 e 900 empregos de forma direta. Cada linha de manutenção, demanda em torno de 110 pessoas e a estrutura comporta até oito linhas. Ou seja, recebe até oito aviões A320 simultaneamente.

Leiam também:
Companhias aéreas BR se preparam para a retomada dos voos

Comparado a outros hangares gigantes brasileiros, o edifício de Viracopos possui uma altura de cerca de 25 metros. Por essa razão, a Azul fez uso de um recurso comum nesses casos que é uma abertura para que o estabilizador vertical de jatos como o A330 possa acessar o interior do hangar sem que seja preciso instalar portas de grande área, daí os dois recortes verticais em sua fachada.

Obras
A construção hangar foi iniciada no final de 2018, sendo concluídas no primeiro semestre deste ano. A paralisação dos voos causada pelo surto do coronavírus atrasou a implantação de algumas repartições. Segundo a companhia serão instaladas, futuramente, paradas especiais para troca de motores, áreas para revisão de componentes, entre outros.

A Azul Viagens atualmente conta com 145 aviões, sendo; 10 widebodies A330, dois A321neo, 40 A320neo, 53 E190-E1, cinco E195-E2, dois 737-400 cargueiros e 33 turboélices ATR 72.