Home + Notícias da Página Principal Senac realiza Semana de Leitura Digital; veja programação online gratuita região de...

Senac realiza Semana de Leitura Digital; veja programação online gratuita região de Campinas

266

O Senac São Paulo apresenta a 5ª Semana Senac de Leitura, que acontece de forma totalmente digital pelo seu canal do YouTube, no Microsoft Teams e redes sociais de algumas unidades. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.

>> O Evento on-line tem foco no poder transformador da leitura e acontece de 13 a 17 de outubro (terça a sábado), explorando assuntos como diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional e contará com palestras e bate-papos. (Veja abaixo mais informações e como participar online)

Segundo a coordenadora da Semana Senac de Leitura, Cristiane Camizão Rokicki, o cenário atual reforça a importância do evento que visa estimular a prática da leitura, assim como elucidar questões relevantes para a sociedade em geral.

>> Como participar
Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente.

Destaques da programação das unidades Campinas e Mogi Guaçu:

Campinas

Apresentação: Contação de História Inspirada no Livro Joana a Princesa

Na terça-feira, 13/10, Elaine França Holanda e Luiz Carlos de Farias farão a contação de histórias inspirada no livro Joana a Princesa de Janaina Leslão, que abordará a temática transexual, contação cheia de metáforas, cores e poesia, usando sons e objetos.
O vídeo será divulgado no Instagram (@senac.campinas)e Facebook ( facebook.com/senaccampinas ) do Senac Campinas, das 15 às 15h30.

Bate-papo: Literatura – do racismo estrutural a uma abordagem antirracista

No dia 15/10 (quinta-feira), Ariana Gilberto realizará um bate-papo sobre algumas obras literárias que fazem parte da nossa cultura. Porém, possuem viéses racistas os quais ao longo do tempo construíram, de forma efetiva, o racismo estrutural. Este entendimento se faz necessário para conhecermos os seus efeitos em nosso cotidiano até chegarmos à literatura que constrói, de forma significativa, uma educação antirracista.
A transmissão será realizada ao vivo, das 13h15 às 14h45 pela plataforma Microsoft Teams ( https://bit.ly/3jkynz6 ).

Roda de conversa – Leitura e Moda Plus Size: desconstrução de padrões

Também no dia 15/10 (quinta-feira), tem uma roda de conversa com as docentes do Senac Justine Armani, Ana Carolina Pereira Marcondes, Silvia Cristina Marques Belatine e Carolina Fritoli. Elas discutirão, das 18h às 19h, como a moda pode auxiliar na aceitação do corpo e na construção de narrativas mais inclusivas, assim como de que forma essa leitura pode colaborar com a ruptura de padrões estéticos construídos no imaginário social.
A transmissão será ao vivo pelo Facebook do Senac São Carlos ( facebook.com/senacsaocarlossp )

Mogi Guaçu

Performance – Mandalas de Mulheres e Outras Histórias

No dia 16/10 (sexta-feira), terá apresentação de mandalas, com Angélica Colombo, docente do Senac Mogi Guaçu em parceria com Elaine França Holanda, docente do Senac Campinas. Das 12h às 13h, elas compartilharão suas histórias, onde resgatarão contos de muitas outras mulheres e narrativas do sagrado feminino.
A transmissão será ao vivo pelo Instagram das unidades: @senacmogiguacu e @senac.campinas

A programação completa da Semana Senac de Leitura Digital (institucional e unidades) pode ser conferida em: www.sp.senac.br/semanadeleitura