Home + Notícias da Página Principal Campinas muda para a Fase Verde do Plano São Paulo; veja novas...

Campinas muda para a Fase Verde do Plano São Paulo; veja novas regras

215

Com a mudança de Campinas para a Fase Verde no Plano São Paulo, a Prefeitura publicou, em edição especial, neste sábado, dia 10 de outubro, decreto que normatiza as regras que deverão ser seguidas na cidade pelos diversos segmentos autorizados a funcionar. A notícia foi divulgada pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo.

“Não significa que está tudo liberado. Significa que nós conseguimos avançar. Quero reforçar, porém, que o momento exige prudência e os cuidados continuam sendo necessários”, disse o prefeito. “Vamos colaborar com as medidas de segurança, que vai ser bom para todo mundo”, completou.

O decreto municipal também prorroga até 31 de outubro a quarentena no município.

As atividades autorizadas a funcionar terão a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. A mesma regra vale para os serviços públicos, sejam da administração direta ou indireta, com decreto a ser publicado com as normas. (Veja abaixo regras e horários de funcionamento)

Horários de funcionamento dos estabelecimentos

Shoppings, comércio, salões de beleza, academias etc – poderão funcionar no mesmo horário de antes da pandemia. Com capacidade máxima de 60%.

Bares e restaurantes – poderão funcionar das 6h às 22h e até as 23h para os clientes deixarem os estabelecimentos. O mesmo horário vale para os casos em que há música ao vivo. Com capacidade máxima de 60%.

Máscara e álcool gel obrigatórios – Todos os segmentos devem respeitar os protocolos gerais e específicos e as medidas sanitárias como uso de máscara e de álcool gel e distanciamento.

Os protocolos e outras informações estão disponíveis no hotsite da Covid, no endereço >
covid-19.campinas.sp.gov.br

Eventos e atividades culturais

>> Os eventos em que as pessoas estão sentadas (acomodadas em seus lugares) podem acontecer com capacidade de 60%.

>> Eventos com pessoas em pé não estão liberados, já que, pelo Plano São Paulo, a cidade tem que permanecer por pelo menos 28 dias na Fase Verde.

As medidas de segurança para este segmento continuam valendo: obrigação de controle de acesso e hora marcada; venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento; filas e espaços demarcados, respeitando distanciamento mínimo.

Clubes sociais e esportes amadores

Para os clubes sociais e parques públicos, as áreas comuns – como piscinas, quadras e áreas de lazer – estão liberadas com capacidade de 60%. Continuam proibidas as atividades que gerem aglomeração nesses locais.

O decreto municipal também libera a realização de esportes amadores na cidade com capacidade de 60%.

Parques públicos

Os parques públicos abrirão na segunda-feira, 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Na próxima semana, os parques continuarão a funcionar com capacidade de 30%, de quarta a domingo, das 7h às 15h.

Cemitérios

Os cemitérios públicos e privados terão abertura a partir de 31 de outubro e estão autorizados a abrir no feriado de Finados (02 de novembro).

“Sabemos que as pessoas devem estar saudosas para visitar o túmulo dos seus entes queridos, mas pedimos que tudo seja feito com prudência e, quem puder, deixe para ir outro dia que não seja Finados”, disse o prefeito.