Home + Notícias da Página Principal Aeroporto de Viracopos em Campinas recebe cargueiro Antonov; Veja o vídeo

Aeroporto de Viracopos em Campinas recebe cargueiro Antonov; Veja o vídeo

507
Aeroporto de Viracopos em Campinas recebe cargueiro Antonov; Veja o vídeo
Está é a segunda passagem o cargueiro pelo aeroporto de Campinas – Foto: Aeroin

Maior aeroporto de cargas do país, o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) recebeu pela segunda vez neste ano o segundo maior avião cargueiro do mundo, o Antonov 124-100. A aeronave pousou em Campinas na manhã de terça-feira para fazer um carregamento especial de mercadorias para exportação. A decolagem de Viracopos está marcada para ocorrer na manhã desta quinta-feira (27-ago) com destino a Porto Rico (vídeo logo abaixo)


A rotina no aeroporto foi alterada devido a necessidade de se fazer a mobilização de guindastes e equipamentos para auxiliar na operação de carregamento do cargueiro que tem 65 metros de comprimento e 21 metros de altura. Antonov 124-100 é uma aeronave especializada por transportar peças e equipamentos fora do padrão e de grandes dimensões.
Vídeo: Aeroin
Sobre o Antonov 124
O AN-124 foi desenvolvido no final da década de 1970, com investimento da União Soviética, e voou pela primeira vez em 1982. O primeiro operador do quadrimotor foi a força aérea soviética, que depois foi assumida pela Rússia. Com o fim do regime comunista, parte da frota militar foi adquirida pelas companhias de carga Antonov Airlines e Volga Dnepr.

Entre 1982 e 2014, a Antonov produziu 55 unidades do AN-124, contra apenas uma do AN-225. A maioria dos modelos fabricados pela empresa ucraniana permanece em serviço até hoje, em funções comerciais e militares.