Home + Notícias da Página Principal Viracopos em Campinas instala câmera térmica para medir a temperatura de passageiros...

Viracopos em Campinas instala câmera térmica para medir a temperatura de passageiros no embarque

408
Viracopos instala câmera térmica no terminal /Imagem-Divulgação/Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), instalou uma Câmera Térmica que mede a temperatura de todos os passageiros que embarcam em voos no terminal. A iniciativa é mais uma entre 35 ações realizadas nos últimos meses para elevar o nível de segurança nas viagens aéreas e evitar o contágio pela Covid 19.

O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações tradicionais baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho.

>> A medição leva em torno de três a cinco segundos e é realizada em Viracopos quando os passageiros apresentam o bilhete de embarque.

Para realizar a medição, o passageiro tem de ficar parado por alguns segundos com o rosto diante da câmera. Um aviso sonoro é emitido imediatamente pelo equipamento para sinalizar se a temperatura corporal da pessoa está normal ou se está elevada.

Câmera térmica em Viracopos /Imagem-Divulgação/Viracopos

Temperatura elevada
No caso de a temperatura do passageiro ser constatada acima do normal, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, os agentes de segurança do aeroporto recomendam que o passageiro dirija-se imediatamente ao Posto Médico de Viracopos, que fica no próprio saguão. A concessionária também notifica a companhia aérea responsável pela aeronave para alertar sobre a situação daquele passageiro.

Desinfecção especial


>> Viracopos ampliou o processo desinfecção especial de todo o terminal de passageiros e de ônibus utilizados pelos passageiros no deslocamento até as aeronaves. A iniciativa visa minimizar a propagação da Covid 19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas.

A desinfecção ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia. O aeroporto já havia realizado duas desinfecções do terminal como teste, mas agora estas ações passam a ser regulares e constantes. Também serão desinfetados os carrinhos de bagagem.

Com esta nova ação de desinfecção especial, o protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, 35 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.  Informações:  www.viracopos.com