Home + Notícias da Página Principal Prefeitura de Campinas anuncia Centro de Coleta de Sangue em parceria com...

Prefeitura de Campinas anuncia Centro de Coleta de Sangue em parceria com Hemocentro da Unicamp

403

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou a doação de um terreno municipal para a construção do Centro de Coleta de Sangue de Campinas “Lázaro de Souza”.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e o Hemocentro da Unicamp. O novo centro será na Rua Francisco de Assis Iglesias, sem número, atrás do Hospital da Mulher e ao lado do Sesi Amoreiras.

>> O nome do centro é uma homenagem ao pai do secretário Municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, que é uma das maiores autoridades em Hematologia no Brasil e no mundo.

A unidade vai substituir o posto de doação de sangue que funciona no complexo do Ambulatório do Hospital Mário Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima, 340. A capacidade de coleta será ampliada em 50%. Atualmente, por ano, são cerca de 25 mil doadores de sangue e 20 mil bolsas de sangue. A unidade concentra 45,5% de todas as doações de sangue no município.

Segundo o secretário de Saúde Carmino de Souza, a parceria da Pasta com a Unicamp, que é estadual, é fundamental para garantir a política pública de fornecimento gratuito e de qualidade do sangue para a população.

O projeto da nova unidade foi apresentado pelo diretor da Divisão de Hemoterapia da Unicamp, Dr. Fabrício Bíscaro Pereira. A coordenadora do Hemocentro da Unicamp, Margareth Castro Ozelo, esteve presente no anúncio; e o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, participou por videoconferência.

De acordo com o projeto apresentado por Dr. Fabrício, o novo Centro de Coleta terá mil metros quadrados e será construído no terreno doado pela Prefeitura. A expectativa é de que a obra comece ainda este ano. “O Hemocentro foi criado em 1985 e tem uma abrangência muito grande. Estimamos que atenda a uma população aproximada de 6 milhões de habitantes. Praticamente todo o sangue do SUS é fornecido pelo Hemocentro. Temos o compromisso de abastecer todos os hospitais de Campinas e região”, disse Pereira.

>> Com o novo centro, o horário de atendimento será das 8h às 18h. Hoje, o posto do Mário Gatti funciona de 7h30 às 15h. O funcionamento continuará sendo de segunda-feira a sábado. O espaço terá também uma ampla área para receber grupos de doadores. Terá estacionamento e ficará praticamente em frente a um terminal do BRT.