Home + Notícias da Página Principal Comércio e shoppings em Campinas voltam a reabrir após cidade entrar na...

Comércio e shoppings em Campinas voltam a reabrir após cidade entrar na Fase Laranja do Plano SP

426

 

A partir de segunda-feira (27-jul) a cidade de Campinas volta para a Fase Laranja, do Plano São Paulo, criado para classificação de cidades do estado durante a pandemia do coronavírus. Com essa nova reclassificação o comércio poderá reabrir seguindo todas as medidas de segurança necessárias.

Após ter o comércio fechado em 23 de março a cidade obteve junto ao governo do estado a liberação para reabertura no dia 7 de junho. Mas no dia 22 do mesmo mês teve que fechar por ter entrado no Fase Vermelha do Plano SP devido queda no número de leitos de UTI para Covid-19 e aumento no caso de coronavírus na cidade.


Nesta fase, o comércio de rua e os shoppings da cidade poderão funcionar por quatro horas. O comércio de rua será das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, no fim de semana. Já os shoppings poderão abrir todos os dias, das 16h às 20h. A praça de alimentação e os serviços de valet dos shoppings ainda não podem funcionar. Os escritórios em geral também podem funcionar, durante quatro horas.

Estamos classificados novamente na cor Laranja e com isso o comércio poderá reabrir. É fundamental que todos tenham responsabilidade, que não aglomerem, que tomem as medidas sanitárias de higiene e que usem máscara.”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Todos os estabelecimentos autorizados a abrir devem funcionar com 20% da capacidade, seguir o protocolo de higiene, com disponibilidade de álcool gel para funcionários e clientes, uso de máscaras, distanciamento social com marcação no solo, e ter a Declaração de Estabelecimento Responsável, para conter a disseminação da Covid-19.

As mudanças de fases do Plano São Paulo são de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo, que avalia semana a semana a situação de todas as cidades e suas regiões.

Os estabelecimentos que não cumprirem as regras estabelecidas ficam sujeitos a multa de R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra. E na terceira, o estabelecimento poderá ser fechado enquanto durar a quarentena.


Eventos em Drive in
Uma novidade que será incluída no decreto é a permissão para eventos em geral (cinema, entretenimento, shows, teatro, religiosos, entre outros) no sistema de drive in, no qual as pessoas ficam dentro de carro.

Os interessados em organizar eventos em sistema de drive in deverão seguir regras sanitárias e obter alvará. O alvará para esse tipo de evento está sendo elaborado e poderá ser solicitado a partir do dia 27 de julho.

Igrejas
Apesar de decisão judicial que impede a abertura de templos religiosos, a prefeitura anunciou que vai liberar as atividades religiosas com a recomendação de que os cultos continuem apenas no formato virtual.

Multa sobre uso de máscaras
Jonas Donizette também informou, que não vai aplicar multa para pedestres flagrados sem máscaras. A prefeitura chegou a avaliar a possibilidade, mas segundo Jonas a cidade segue com a prática da multa moral.

O que NÃO pode funcionar na fase laranja ou vermelha:

  • Abertura de bares e restaurantes para consumo local
  • Salões de beleza e barbearias
  • Academias de esportes em todas as modalidades
  • Atividades que provoquem aglomerações
  • Teatros, cinemas e afins