Home + Notícias da Página Principal Campinas se torna a primeira cidade do Brasil a ser Metrópole sem...

Campinas se torna a primeira cidade do Brasil a ser Metrópole sem ser capital

319
Campinas se torna a primeira cidade do país a ser Metrópole sem ser capital
Cidade concentra grandes índices como a de qualidade na educação e saúde

A cidade de Campinas (SP) conquistou mais uma importante referência no cenário brasileiro, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o município agora figura entre umas das 15 metrópoles brasileiras, Campinas é a primeira cidade do ranking a não ser capital. A indicação de Campinas faz parte da pesquisa “Regiões de Influência das Cidades de 2018”.

A classificação de Campinas como umas das 15 metrópoles brasileiras em 2018 servirá de referencial para estudos de políticas públicas regionais, sobretudo em relação aos municípios mais interligados, de acordo com o IBGE.


A metrópole de Campinas é destaque no cenário nacional por ser um polo tecnológico muito importante e com uma das principais universidade do país a Unicamp, sempre muito lembrada nos principais rankings universitários. A cidade também é sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que abrange 599 municípios paulistas.

Campinas aparece ainda como a terceira maior cidade do estado de São Paulo e está num importante eixo logístico para a economia brasileira. A cidade é servida por algumas das mais importantes rodovias do país (Bandeirantes, Anhanguera e Dom Pedro) além de ser a sede do Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos centros logísticos que mais recebe voos de aviões de cargas do país.

De acordo com o IBGE os arranjos populacionais de metrópoles são estruturas de maior porte do que as cidades. Uma metrópole por exemplo, além da cidade de origem, abrange municípios em seu entorno, com tamanha integração entre eles que justifica tratá-los como uma rede urbana – principalmente nos deslocamentos para estudo e trabalho.


Entre os municípios mais “conectados” a Campinas estão as cidades de Arthur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Entenda-se municípios “mais conectados”, aquelas cidades em que se por exemplo, uma pessoa não encontra algo em sua cidade, então ela geralmente vai até Campinas para tal.

O prefeito Jonas Donizette disse que “Campinas é uma cidade que conta com a generosidade do campineiro que aqui nasceu e também com a garra de muita gente que veio de tantas regiões do país e ajudou a construir esta grande cidade, e que passa agora a ser oficialmente uma metrópole. Campinas tem índices muito positivos de qualidade de vida, refletindo em áreas verdes para a população e, principalmente, em oportunidades

Outras duas cidades ganharam o título de metrópole, são elas; Vitória, no Espírito Santo, Florianópolis, em Santa Catarina. O Brasil tem ao todo 15 metrópoles de acordo com a classificação do IBGE: além das três novas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e Manaus (AM) compõem a lista.