Home + Notícias da Página Principal Campinas: Decreto determina novo fechamento do comércio e shoppings contra coronavírus

Campinas: Decreto determina novo fechamento do comércio e shoppings contra coronavírus

606

A Prefeitura de Campinas publicou, no sábado, 20 de junho, em edição extraordinária do Diário Oficial, decreto municipal que determina o fechamento do comércio de rua e dos shoppings a partir de segunda-feira, 22.

A medida, segundo o prefeito Jonas Donizette visa salvaguardar a vida das pessoas, principalmente em virtude da alta ocupação dos leitos na cidade.

Os estabelecimentos continuam autorizados a funcionar por meio de entrega (delivery) e retirada (drive thru).

Além de ser uma medida de proteção à vida das pessoas, o prefeito citou outros dois pontos para a tomada dessa decisão: mostrar para a população que a situação da cidade não está normal e dar um alento para quem está trabalhando na linha de frente, no atendimento aos pacientes com Covid-19.

“Sei que essa decisão não agrada a todos, mas temos que ter prudência. Temos que tomar atitudes corretas, no momento correto e com a orientação correta; e é o que estamos fazendo em Campinas. Mas precisamos que as pessoas se conscientizem e colaborem”, disse o prefeito.

As atividades essenciais podem continuar funcionando, desde que sejam cumpridas todas as recomendações sanitárias.

O decreto valerá de 22 a 29 de junho e pode ser prorrogado por mais uma semana, de acordo com fundamentações das áreas técnicas.

Campinas registra 5.751 infectados pelo coronavírus, com 213 mortes. (dados atualizados em 22/06)

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, salientou a importância do isolamento neste momento. “A única medida objetiva e eficaz no combate à Covid-19 é o isolamento e o distanciamento social”, explicou.

Recomendação do Estado de SP

Na sexta-feira, 19, o Governo do Estado manteve a região de Campinas na classificação laranja, porém informou que uma nota técnica será emitida recomendando que o município feche o comércio não essencial.

Cirurgias eletivas

No sábado (20/06), a Prefeitura também publicou no Diário Oficial decreto que proíbe a realização de cirurgias eletivas na rede privada. A medida já está sendo adotada na rede municipal.

O decreto não se aplica às cirurgias de urgência em todas as especialidades médico-cirúrgicas, bem como às cirurgias oncológicas e cardíacas, desde que haja a devida justificativa no prontuário do paciente.

O objetivo deste decreto é ter mais leitos livres e também conscientizar as pessoas de que este não é o momento para realização de cirurgias que não sejam essenciais”, completou o prefeito.

Informações sobre a Covid-19 em Campinas

Todas as informações sobre a pandemia de Covid-19 na cidade podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br . Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.