Home + Notícias da Página Principal Uso de máscaras descartável no comércio de Campinas passa a ser obrigatório

Uso de máscaras descartável no comércio de Campinas passa a ser obrigatório

591

Uso de máscaras no comércio de Campinas passa a ser obrigatórioPublicado no último dia 15, entra em vigor nesta quarta-feira (22-abr) o decreto oficial da prefeitura de Campinas em que todo serviço essencial de atendimento ao cliente passe a ser prestado com o uso de máscara descartável, medida essa que visa o combate na disseminação do novo coronavírus.

A medida da prefeitura impacta diretamente no atendimento a casas lotéricas, bancos e cartórios. Os comércios e serviços nos sistemas takeaway/take-out (retirada para consumo) e drive-thru de fast food e supermercados também devem seguir a medida.

Segundo decreto, a fiscalização no uso das máscaras vai funcionar no sentido educativo, com orientação para as pessoas. Os estabelecimentos serão obrigados a fornecer álcool em gel para que clientes higienizem as mãos.

A medida será válida enquanto o período de quarentena estiver em vigor, outra medida a ser adotada pelo comércio será a demarcação no solo para se organizar as filas, assim, limitando o número de clientes durante o atendimento.

Óticas
Na sexta-feira passada (17-abr) o prefeito Jonas Donizette decidiu autorizar a abertura e funcionamento também a partir desta quarta-feira das óticas da cidade, porém com 30% de sua capacidade. As óticas deverão obedecer a todas as exigências sanitárias. O prefeito também estuda junto a um comitê de saúde a possibilidade de abertura parcial de outras atividades.

Abertura shopping
Os shoppings de Campinas ainda não têm uma data prevista para a abertura, inicialmente o fechamento ficou condicionado até o dia 30 de abril, prazo esse que certamente será prorrogado por estimular a proximidade de pessoas. Segundo as autoridades de saúde locais e eventos com aglomeração de pessoas não podem ser reabertos neste momento, pois a circulação poderia aumentar a disseminação do coronavírus.