
Um grupo de empresários da cidade de Boituva no interior do estado de São Paulo criaram uma solução momentânea para ajudar a população nos cuidados com disseminação do coronavírus, chamado inicialmente de “Túnel Desinfetante”, o projeto teve seu teste piloto realizado na entrada da prefeitura do município, local com grande circulação de pessoas.
Segundo o prefeito de Boituva, Fernando Lopes, representantes do comércio foram incentivados a instalar o sistema. “Estamos felizes por Boituva ter pessoas envolvidas em trazer soluções; Boituva é a primeira cidade do país a ter esse sistema instalado”, disse o prefeito. A prefeitura de Boituva não informou o custo para criação do projeto.
Em um primeiro momento, o túnel ficará instalado na prefeitura, mas a ideia dos empresários que criaram o projeto é levar para outras áreas da cidade. Órgãos do governo estadual e federal ainda não se pronunciaram sobre a criação. Moradores de Boituva questionaram sobre o local de teste, dizendo que se o túnel se fosse instalado no hospital municipal seria mais útil para a população.
Como funciona?
Ao passar pelo túnel com 3 metros de altura, 3 de largura e 4 de comprimento e que é inflável o indivíduo é pulverizado automaticamente por uma névoa de um produto específico aprovado por órgãos de Saúde. Os criadores do projeto dizem que até mesmo os sapatos são desinfetados, pois o piso do túnel é umedecido pelo mesmo produto aplicado na pulverização.