Home + Notícias da Página Principal Museu Militar é inaugurado em Campinas com visitação gratuita

Museu Militar é inaugurado em Campinas com visitação gratuita

3628
Museu Militar é inaugurado em Campinas com visitação é gratuita
Espaço tem até um canhão utilizado na 2ª Guerra Mundial e peças do século 19

Ao chegar ao local o visitante já se depara com um canhão utilizado na 2ª Guerra Mundial, assim é a apresentação do Museu Militar inaugurado em Campinas (SP) na Fazenda Chapadão. O acervo é formado por várias peças do século 19 muito raras além de um uniforme de guerra original, usado na Revolução Constitucionalista de 1932.

O canhão exposto e utilizado em 1942 foi recuperado por soldados brasileiros, além de um banguê datado de 1865 (peça usada para transportar pessoas importantes da época).

O Museu Militar é dividido em três salas, sendo a primeira um retorno à história dos militares de Campinas e expõe dois canhões usados na Batalha da Venda Grande, na Revolução Liberal, além de um fuzil utilizado durante a Guerra do Paraguai.

Na segunda sala, uniformes, armamentos e outros itens contam a história da Brigada Anhanguera, fundada em 1943. O terceiro ambiente se ocupa do histórico da Fazenda Chapadão, que foi adquirida pelo exército em 1942 e guarda grande parte da história dos militares em Campinas.

Os itens expostos contam com o sistema QR Code, que possibilita acessar mais informações sobre as peças e assim otimizando a experiência dos visitantes.

Serviço
Museu Militar do Forte Anhanguera
Local: Fazenda Chapadão – Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve
Av. Soldado Passarinho, 1601 – Jardim Chapadão – Campinas
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00
Entrada gratuita

Ver mais notícias de Campinas e Região