Home + Notícias da Página Principal Rio Atibaia tem vazão reduzida em mais de 50% no período de...

Rio Atibaia tem vazão reduzida em mais de 50% no período de um ano em Campinas; Veja previsão do tempo

124

volume de chuvas em Campinas, Rio Atibaia tem vazão reduzida em mais de 50% no período de um ano em Campinas; Veja previsão do tempoComo ocorre todos os anos nesta época da estação, o volume de chuva abaixo da média fez a vazão do Rio Atibaia cair mais de 50% em Campinas (SP), no período de um ano. O valor registrado nesta semana foi de 11, m³/s, enquanto no mesmo período do ano passado estava em 26,8 m³/s.

De janeiro a setembro, o volume de chuva acumulado em Campinas está perto de 750 mm, quase a metade da média histórica de 1.450 milímetros, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri).


Segundo o Cepagri, como a chuva caiu muito concentrada, ela não penetrou no solo. Ela não recarregou de maneira adequada os lençóis freáticos, em razão dessa água ter na sua grande maioria escoado para os rios diretamente, os rios vão ter nesse período de menos chuvas uma vazão menor do que o normal.

As mudanças climáticas afetam principalmente quem trabalha no campo. Uma saída usada por agricultores é o uso de reservatórios.